Projetos do laboratório de Teorias do Drama e do Espectáculo centram-se sobre "A Tempestade" de Shakespeare
Fotograma de "Paz"

Os projetos finais de Teorias do Drama e do Espetáculo, unidade curricular da licenciatura em Ciências de Comunicação, dedicaram-se este semestre ao tema “Outras Tempestades” e serão apresentados no Auditório B3 no próximo dia 13 de dezembro, entre as 12h00 e as 14h00.

Nesta sessão estará presente presente o júri composto por Teresa Mendes Flores (Investigadora ICNOVA), Carlos J. Pessoa (Professor na ESTC e encenador do Teatro da Garagem) e Mick Greer (Professor e investigador na FLUL). A mostra dos trabalhos laboratoriais é de entrada livre.

Este ano letivo, o trabalho de criação de curtas-metragens tem como ponto de partida a peça “Tempestade” de William Shakespeare, do qual surge o tema “Outras Tempestades” que problematiza a peça shakesperiana nas suas questões relacionadas com a realidade contemporânea, nomeadamente no que diz respeito ao colonialismo e ao pós-colonialismo, memória a pós-memória, realidade e fantasmagoria, justapondo passado, presente e futuros (im)possíveis numa tempestade de ideias.

Mudam-se os tempos mudam-se as tempestades

Grupo 1: Catarina Monteiro, Emanuel Walcher e Sofia Lopes

Sinopse: Calibã, um recém chegado imigrante em Portugal, está prestes a fechar negócio para a compra da sua casa. Próspera, uma das proprietárias mais prestigiadas do mercado imobiliário em Portugal, sempre sentiu que o seu sucesso lhe permitia escolher os seus clientes, tudo isto com base em critérios xenófobos e elitistas. Contudo, viu-se atingida pela recente crise em Portugal e pelas dívidas à sua irmã Antónia, que domina agora o mercado imobiliário. O jogo virou. Próspera vê-se obrigada a descer da sua torre de marfim. 

No meio desta tempestade social, como será o encontro entre Próspera e Calibã? Será que a pressão de Antónia levará Próspera a aceitar alterar os seus “critérios” para fechar negócios? 

 

Inquietação

Grupo 2: Juliana Santos Vareda; João Lucas Berenguer Andrade; Maria Pais de Almeida Ribeiro Leitão; Martim Brito Policarpo Rodrigues

Sinopse: A jovem Miranda vive com o pai solteiro (Próspero). É feita de arte, de liberdade e do desejo de criar mundo através da mesma, mas confronta-se com um pai que, embora ame a filha mais do que a própria pele, não se consegue desligar da sua ambição politicamente, que, inevitavelmente, transpõe para a filha. No seu quarto, Miranda transpira a vontade de se libertar das amarras de um mundo físico e instrumentalizado através da criação, mas, abertas as portas para a sala e para o mundo, a jovem mostra uma atitude de conformidade face às ideias do pai.

A Noiva

Grupo 3: Catarina Oliveira, Maria Beatriz Santos, Mariana Riscada, Marta Loureiro, Sofia Carvalho

Sinopse: É o dia de casamento de MIRANDA e FERNANDO. MIRANDA está deitada na cama. O seu olhar é melancólico. Senta-se, abre uma gaveta e tira um diário. Escreve sobre FERNANDO. Parece hesitante. ÁRIEL, o organizador de casamentos genderfluid, entra e pergunta-lhe o que se passa. MIRANDA monologa sobre FERNANDO ser o seu primeiro namorado e as outras vidas que poderia ter vivido. ÁRIEL pergunta-lhe se o ama; ela hesita. ARIEL sugere que se vão embora. MIRANDA protesta, mas a possibilidade de realizar o seu sonho fá-la mudar de ideias.A curta-metragem termina com o som de um carro a ligar e, da janela aberta, MIRANDA sorri e atira o ramo de flores.

A Tempestade numa Chávena de Chá

Grupo 4: Beatriz Marques, Clara Martinez, Rita Barata, Vajuelma Costa

Sinopse:Num pitoresco café, o solteiro e astuto dono, senhor Palmiro, é acompanhado pela sua leal empregada Amélia, que esconde uma paixão por ele. Juntos embarcam numa viagem ardilosa na qual tentam destruir dois romances que acompanham, atentamente, no seu estabelecimento. Estas artimanhas são impulsionadas pelos ciúmes e inveja de Palmiro, que está farto de ser solteiro e, convenhamos, tem demasiado tempo livre. Amélia, claro, faz de tudo para agradar o chefe, pois está completamente aprisionada na sua fantasia. Com o desenrolar da meada, mentiras são contadas. Mas percebemos, também, que certas mentiras tinham um fundo de verdade. Claro que muitos corações são partidos, mas será assim tão difícil voltar a colá-los? Os ventos furiosos lançados por Palmiro têm muita força. Uma torrente de lágrimas assombra o café, mas, quem sabe, talvez se consiga encontrar a calma depois da tempestade.

Novos Começos 

Grupo 5: Ana Clara Bakaus, Ana Clara Monteiro, Denzel Melo, Leonor Morais 

Sinopse: Próspero e Miranda são pai e filha. São o mundo um do outro desde que esta nasceu.

Mas quando Miranda faz 15 anos e tem de ir para a escola pela primeira vez, a sua vida complica. Miranda conhece um mundo adolescente completamente novo, maior e sem supervisão. Próspero não consegue deixar a filha seguir o seu rumo e inventa engenhocas mirabolantes para conseguir acompanhar a vida da mesma. Mas como sobreviverá a sua relação quando Miranda descobrir?

O consultório  

Grupo 6: Nerea Mugica Basauri, Guillermo Marín Martínez, Helena Valera Meroño, Manuel Diogo Dias Galinha e Correia Soeiro, Sofía Vázquez Martínez

Sinopse: Quatro pacientes chegam a um centro de saúde, cada um deles com uma tempestade externa ou interna por resolver. Maria, João, Carla e Carlota são os quatro pacientes, sendo recebidos pela recepcionista que se apresenta como uma pessoa fria e desprovida de grandes afectos. Próspero é o médico deste consultório, que deixará muito a desejar. Como chegam estas personagens até este consultório? Terá sido tudo traçado pelo calculista Próspero? Vão conseguir estas personagens resolver as suas tempestades? Ou será que estão a ser levados numa tempestade imprevisível?

Logo se vê?

Grupo 7: Beatriz Lobo, Joana Heleno, Lara Fares, Matilde Conde, Patrick Ndrio 

Sinopse: Miranda aguarda Fernando, mas atrasos e tensões marcam o encontro. Ariel, uma figura misteriosa, observa e intervém nas interações quotidianas a mando da Sociedade, uma presença autoritária que impõe padrões e expectativas. Enquanto Miranda e Fernando enfrentam conflitos, Ariel, apesar de ser uma executora das regras sociais, revela uma desconexão emocional. As personagens confrontam dilemas pessoais, destacando a complexidade das relações sob o controlo social. O encontro com um cego desencadeia reflexões e revelações sobre as máscaras sociais. 

A curta-metragem explora as dinâmicas sociais e a procura por uma identidade, mantendo um véu de mistério sobre as narrativas individuais.

Paz   

Grupo 8: Deriodeth Gonçalves, Inês Araújo, Laura Melo, Maria Fernandes, Sara Almeida

Sinopse:A nossa curta metragem representa o momento em que Fernando encontra Miranda e se apaixona por ela, à primeira vista. Contudo, esta paixão é disputada pelo seu coração frágil face à morte recente do pai. Ao encontrar Miranda apaixona-se de imediato, e envolto pela tempestade do luto e do amor decide conhecê-la melhor. No entanto, a sua luta contra a mágoa não o permite envolver-se por completo naquele romance, pois sente que não seria justo colocar em Miranda o peso do seu luto.

Harmonia Digital

Grupo 9: Lara Marques, Luísa Oliveira, Sofia Rosendo

Sinopse: Miranda, filha de Próspero e com o desejo cada vez maior de se tornar uma mulher autónoma e independente das ideias do seu pai, entra em contacto com aquilo que são as dificuldades de ser mulher no mundo do trabalho. Depois de ter aceite a proposta de Próspero para trabalhar na empresa que este detém, vê a sua ideia ser usurpada por António, que a toma como dele, beneficiando do sucesso promissor que esta poderia vir a atingir. A partir daqui a história desenvolve-se acompanhando a forma como Miranda lida com estas adversidades, alicerçada no apoio de Ariel, a inteligência artificial criada por Próspero, que, dando-lhe conselhos e estratégias para resolver os problemas com que se depara, ajuda-a a tomar as suas próprias decisões e a seguir o caminho que a mesma idealiza.