Programa de Mentorias arranca no próximo ano letivo

Em setembro de 2023 a NOVA FCSH inicia o Programa de Mentorias Interpares 2023/2024, um projeto-piloto dirigido aos e às estudantes nacionais e internacionais de Licenciatura. A Mentoria Interpares baseia-se numa relação individual (1-1) estabelecida entre um ou uma estudante de 2.º ou 3.º anos, inscritos na NOVA FCSH (Mentores/as) e um ou uma estudante recém-inscrito/a na Faculdade (Mentorados/as), estando a coordenação a cabo da equipa do Gabinete de Desenvolvimento Pessoal e de Inclusão Social. A participação neste programa é de carácter voluntário, sendo orientada por um conjunto de princípios, direitos e responsabilidades.

O programa estrutura-se em torno de três eixos estratégicos:

• Apoiar a integração e a inclusão dos e das estudantes em contexto universitário, com base nos princípios da solidariedade, da interajuda e da igualdade de oportunidades;
  • Estimular o desenvolvimento pessoal e académico, valorizando a diversidade de pertenças e vivências pessoais e académicas;
  • Promover a capacidade de análise, o pensamento crítico e a participação cívica entre os e as estudantes como processos de autonomia e de transformação pessoal.

E tem como principais objetivos:

• Criação de relações interpares e de redes de suporte, em todos os cursos de Licenciatura;
  • Apresentação da Faculdade, do ambiente e iniciativas académicas;
  • Prevenção de situações de discriminação;
  • Valorização de visões complementares, bem como de formas de comunicação interpares construtivas;
  • Promover o convívio, a partilha e o intercâmbio cultural e linguístico;
  • Aquisição de competências transversais e sociais;
  • Envolvimento dos e das estudantes com a instituição;
  • Investir no e na estudante como agente social e académico na resolução de desafios presentes e futuros.

participar no programa

O período de inscrições para Mentores/as e para Mentorandos/as vai decorrer no início do ano letivo e será divulgado nos canais de comunicação da NOVA FCSH. Caso haja interesse em ser Mentor/a, deve ser manifestado até dia 12 de julho, através do preenchimento do formulário de inscrição.

Perfil dos/as Mentores/as e Critérios de Seleção:

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Mentores/as
  • Todos/as os/as estudantes do 2.º e 3.º anos inscritos/as num dos cursos de Licenciatura da NOVA FCSH;
  • Ter disponibilidade para realizar formação (12 horas), no início do ano letivo 2023/2024.
Princípios Orientadores
  • Saber ouvir;
  • Ser empático/a;
  • Respeitar a diversidade cultural, de género, religiosa, linguística, entre outras.

A implementação de um projeto-piloto de Mentorias Interpares na Faculdade alicerça-se na missão da NOVA FCSH de promover o desenvolvimento pessoal, a inclusão e o bem-estar dos membros da nossa comunidade, com base no respeito pela diversidade e pela igualdade.

Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações sobre o programa: mentorias@fcsh.unl.pt.

[EN]

PEER-MENTORING PROGRAMME WILL START IN THE NEXT ACADEMIC YEAR

Express your interest in participating by July 12!

In September 2023 NOVA FCSH will start the Peer-Mentoring Programme 2023/2024, a pilot project directed to national and international undergraduate students. The peer-mentoring is based on an individual (one-on-one) match between one 2nd and 3rd year student enrolled in one of the Undergraduate courses at NOVA FCSH (Peer Mentors) and a first year student (Peer Mentees). The Office of Personal Development and Social Inclusion (GDPIS) will carry out the coordination of the programme. The participation is voluntary and guided by a set of principles, rights and responsibilities.

This programme is based on three strategic axes:

• Support the integration and inclusion of students in the academic context, based on the principles of solidarity, mutual assistance and equal opportunities;
  • Stimulate personal and academic development, while valuing the diversity of belongings as well as personal and academic experiences;
  • Promoting analytical skills, critical thinking and civic participation amongst students as processes of autonomy and personal transformation.

Its main objectives are:

• Matching peer mentors and peer mentees as well as creating support networks in Undergraduate courses;
  • Presentation of the School and different academic dynamics;
  • Prevention of situations of discrimination;
  • Valuing complementary visions, as well as forms of constructive communication between peers;
  • Promote conviviality, sharing, cultural and linguistic exchange;
  • Acquisition of transversal and social skills;
  • Involving the students in the Institution;
  • Investing in students as social and academic agents, inviting them to think about resolutions to present and future challenges.

How to express your interest?

The enrollment period for peer mentors and peer mentees will take place at the beginning of the academic year and will be announced on the faculty website. If you are interested in being a mentor and you consider that you meet the selection criteria, you can express your interest until July 12, by filling out the registration form.

Peer-Mentors Profile and Selection Criteria:

SELECTION CRITERIA

Peer-Mentors

• Undergraduate students (2nd and 3rd years) enrolled in one of the Undergraduate courses at NOVA FCSH;
  • To be available to do the Peer-Mentoring Training (12 hours), in the beginning of the first semester 2023/2024.

Guiding Principles

• To listen;
  • To be empathetic;
  • To respect cultural, gender, religious and linguistic diversity, among others.

The implementation of a Peer-Mentoring Pilot Project builds on the mission of NOVA FCSH to promote personal development, inclusion and well-being among our academic community, considering respect for diversity and equality.

For more information about the programme and for clarification of doubts, please contact us via email mentorias@fcsh.unl.pt.