Prémio Melhor Ideia de Negócio 2022 tem 4.000€ para projetos de impacto social e ambiental

Está aberta, até 30 de outubro, a primeira fase de candidaturas ao Prémio Melhor Ideia de Negócio 2022 da NOVA FCSH, promovido pelo Gabinete de Inovação e Criação de Valor em parceria com o Santander Universidades. Subordinado ao tema Go Green Go Social, nesta edição, o foco continua a estar presente nos projetos de impacto social e ambiental que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O primeiro prémio é de 2.500€, o segundo de 1.000€ e o terceiro de 500€.

Este ano, o Prémio celebra dez anos e pretende ser um estímulo à criação de novas ideias de negócio baseadas em princípios de sustentabilidade no âmbito das Ciências Sociais, Artes e Humanidades, junto de estudantes, diplomados, docentes, funcionários ou investigadores da Faculdade. As candidaturas podem ser feitas a título individual ou em grupo, sendo que pelo menos um dos membros da equipa tem de estar ou ter estado ligado à NOVA FCSH. É incentivado a que as equipas sejam multidisciplinares, que incluam estudantes de outras unidades orgânicas da NOVA e até pessoas de fora da Universidade. Para concorrer basta uma ideia que será posteriormente desenvolvida durante o programa de aceleração (um programa de apoio ao desenvolvimento da ideia de negócio), através do contacto com mentores da rede NOVA Mentor Network.

Prémio Melhor Ideia de Negócio

O Prémio Melhor Ideia de Negócio | Go Green Go Social | NOVA FCSH e Santander Universidades pretende lançar as ideias mais inovadoras no âmbito das Ciências Sociais, Artes e Humanidades focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, proporcionando o networking, o contacto o ecossistema empreendedor e a experiência prática no mundo empresarial.

O concurso irá desenrolar-se nas seguintes fases:

• Fase 1: Candidatura das ideias até 30 de outubro
  • Fase 2: Aceleração das ideias e apresentação da candidatura final até 1 de dezembro
  • Fase 3: Pitch perante júri – data a definir.

As candidaturas estão abertas até 30 de outubro e basta descrever a ideia até 300 palavras, para a primeira fase.

Candidaturas AQUI

Documentos úteis:

Guia de candidatura

Proposta de Modelo de Plano de Negócios NOVA FCSH 2022

Será ainda organizada uma sessão de esclarecimentos sobre o Prémio durante o mês de outubro, no dia 21 de outubro pelas 14h30 através da plataforma Zoom. Inscrições aqui.

Prémio Melhor Ideia de Negócio – Go Green Go Social 2021

Em 2021, o projeto Mulheres à Obra (MAO) Wellness – Well4FEM conquistou o 1.º lugar do Prémio Melhor Ideia de Negócio – Go Green Go Social. CO2 Diamonds e Fluxo Livre ficaram em 2.º e 3.º lugares, respetivamente. O pitch final teve lugar no Salão Nobre do Colégio Almada Negreiros, em Campolide.

A iniciativa MAO Wellness – Well4FEM, vencedora do 1.º lugar, recebeu um prémio monetário de 2.500€. O projeto incentiva mulheres empreendedoras a colaborar entre si e a criar em conjunto soluções inovadoras e integradas na área do bem-estar, com o objetivo de dar resposta às necessidades dos seus clientes. Através da criação de consórcios, conseguem unir esforços e fornecer soluções personalizadas, ao mesmo tempo que promovem a saúde, a responsabilidade ambiental e a qualidade de vida em contexto laboral. Fazem parte da equipa vencedora Camila Rodrigues (antiga aluna e investigadora da NOVA FCSH), Paula Duarte e Sílvia Vaz Pinto.

Qualquer questão deverá ser remetida para o Gabinete de Inovação e Criação de Valor através do e-mail cinov@fcsh.unl.pt.