Plataformas digitais para a investigação
Objetivos
____
- Conhecer diversas plataformas para a publicação e interoperabilidade de dados de estruturados na Web.
- Demonstrar a instalação, parametrização e/ou utilização destas plataformas em casos de uso reais.
- Contextualizar a aplicação destas plataformas em projetos de investigação em ciências sociais, artes e humanidades.
Programa
____
Este curso constitui uma introdução a algumas das principais plataformas para publicação de catálogos ou bases de dados online que resultem de projetos de investigação nas diversas disciplinas das ciências sociais, artes e humanidades. Pretende-se que os participantes adquiram o conhecimento necessáriopara a seleção de plataformas para a publicação de dados estruturados na Web de forma interoperável, permitindo a sua recolha por parte de agregadores,tais como a Europeana ou a Infraestrutura ROSSIO, dando mais visibilidade aos resultados de investigação junto da comunidade e abrindo novaspossibilidades à sua utilização.
Cada sessão irá centrar-se numa plataforma ou ferramenta para a publicação de dados estruturados e/ou interoperabilidade entre diversos conjuntos de dados:
- Omeka Classic e Omeka S (nível intermédio). 11 de novembro, 10h-11h. Docente: Joana Paulino.
- Joomla (nível inicial). 17 de novembro, 10h-11h. Docente: José Barbieri.
- WordPress (nível intermédio). 20 de novembro, 10h-13h. Docente: João Gabriel Silva.
- Drupal (nível intermédio). 25 de novembro, 10h-11h. Docente: Rui Araújo.
- Backdrop (nível intermédio). 2 de dezembro, 10h-11h. Docente: Rui Araújo.
Os participantes terão acesso a documentação, guias e outros materiais de apoio relacionados com a instalação, parametrização ou utilização das diversassoluções apresentadas. As plataformas serão contextualizadas através de exemplos reais da sua aplicação a projetos no âmbito das ciências sociais, artes ehumanidades, beneficiando da experiência acumulada dos formadores.
Bibliografia
____
- Backdrop CMS (s.d.) Backdrop CMS User Guide. https://docs.backdropcms.org/documentation/user-guide
- Drupal Community (2024). Drupal User Guide. https://www.drupal.org/docs/user_guide/en/index.html
- Joomla! (2025). Joomla! Documentation. https://docs.joomla.org
- Vieira, C., & Paulino, J. (2023). Western Sephardic Diaspora Roadmap: Porquê e para quê um roteiro para o estudo da diáspora. In Do manuscrito ao livroimpresso e eletrónico III (pp. 89–126). Universidade de Aveiro. http://monographs.uc.pt/iuc/catalog/view/360/973/1733-1
- WordPress.org (s.d.). Documentation. https://wordpress.org/documentation/
Público-alvo
____
Curso destinado a Investigadores e gestores de ciência da NOVA FCSH.
inscrição
____
A participação nesta formação é gratuita.
A inscrição deve ser efetuada exclusivamente através do formulário disponível [aqui].
DOCENTES
____
Joana Vieira Paulino é doutorada e mestre em História, com especialização em História Contemporânea pela NOVA FCSH. Atualmente é investigadora júniorcontratada do Instituto de História Contemporânea, onde no âmbito de um CEEC desenvolve uma prosopografia das amas dos expostos da LisboaOitocentista, recorrendo a metodologias e ferramentas interdisciplinares e das Humanidades Digitais para gestão, visualização, análise e disseminação dosdados de investigação. É investigadora do Laboratório de Humanidades Digitais (IHC), do IN2PAST e consultora da Infraestrutura ROSSIO. Leciona na NOVAFCSH, na licenciatura em História, no mestrado em Curadoria e Humanidades Digitais e no mestrado de Erasmus Mundus História na Esfera Pública.
João Gabriel Silva é Administrador de Sistemas e Suporte Informático na FCSH. Mestrando em Engenharia Informática e Tecnologia Web(UAb), Pós-Graduando emDesenvolvimento FullStack(PUC-RIO), Bacharel em Gestão de Tecnologia da Informação(UNESA) e conta com mais de 10 anos de experiência na área de TI.
José Barbieri é Licenciado em Teatro e Cinema pelo Conservatório Nacional de Lisboa. Fundador do projeto MEMORIAMEDIA e-Museu do Património Imaterial dedicado à recolha e difusão de conteúdos da tradição oral, uma parceria entre a Memória Imaterial CRL e o IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição. Formador em diversos workshops sobre registo vídeo etnográfico, foi também professor de cenografia na Academia Contemporânea do Espetáculo, com passagens pela Escola Superior de Teatro do Porto, e lecionou ações de formação em técnicas e criatividade.
Rui Araújo é Doutorado em musicologia – Música Antiga pela NOVA FCSH em 2019 que se concentrou nas continuidades musicais entre as Cantigas e o repertório da música renascentista ibérica. Desenvolveu também diversas bases de dados no CESEM, no âmbito da sua função como Técnico de Investigação. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Investigação em Desenvolvimento Digital da NOVA FCSH que apoia as Unidades de Investigação na Transformação Digital no âmbito das Humanidades Digitais.