Data: 28 Ago a 1 Set 2023
Área: Educação e Ensino
Docente responsável: Helena Rodrigues
Docente: Jorge Graça
Acreditação pelo CCPFC: Sim - Formação geral e adequada (dimensão científica e pedagógica): Professores dos Grupos 250, 610 e M01 a M25
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino presencial

____

Pretende-se que no final do curso o aluno seja capaz de:

• Conceptualizar e criar objetos e ferramentas musicais com recurso a diversos softwares;
  • Analisar exemplos de instrumentos adaptados a necessidades específicas;
  • Improvisar e/ou criar música com recurso aos objetos criados.

____

1) Introdução à criação de objetos sonoros. Noções históricas e exemplos significativos.
2) Aplicações destes objetos a contextos educativos e/ou comunitários.
3) Experimentação com as ferramentas PureData, Arduino, MaxMSP, Soundplant e MakeyMakey.

• a)Demonstração da aplicação destas ferramentas em objetos desenvolvidos pelo docente (Camila, Alfabetário, CyberBird 3.0, CyberBoard).

4) Introdução aprofundada ao PureData e Soundplant.

• a) Exemplos básicos e avançados da sua utilização.
  • b)Criação de pequenos patches em PureData:
    • b.1) Sampler simples;
    • b.2) Comparação desse sampler com Soundplant;
    • b.3) Sintetizador simples que responde a escrita no teclado;
    • b.4) Uso da webcam para controlar parâmetros áudio;
    • b.5) Geração de partituras visuais;
    • b.6) Programa que sugere tipos de improvisação musical.
  • c) Improvisação musical com recurso a esses patches.
    • c.1) Uso de Soundplant como sampler;
    • c.2) Patch de PureData como acompanhamento automatizado de improvisação;
    • c.3) SoundPlant com MakeyMakey para explorar toque corporal como interface da música.

5) Criação de um objeto sonoro final com recurso às ferramentas apresentadas.

____

• Graça, J., Rodrigues, H., & Rodrigues, P. M. (2021). Projecto X: A Journey Inside Ourselves and What We Found When We Arrived. Nordic Journal of Art and Research, 10(2). https://doi.org/10/gnhdd8.
  • Holmes, T. (2022). Sound art: Concepts and practices. New York: Routledge, Taylor & Francis Group.
  • Howe, B. (2016). Disabling music performance. In The Oxford Handbook of music and disability studies (1st ed., pp. 191–209). Oxford: Oxford University Press.
  • Paynter, J., & Aston, P. (1970). Sound and silence: Classroom projects in creative music. Cambridge: Cambridge University Press.
  • Rodrigues, P. M., Lopes, F., Miguel, M., & Rodrigues, H. (2019). Looking at music, science and education through the pianoscope. Proceedings of Research Hands on PIANO – International Conference on Music Performance, 152–164. Aveiro: University of Aveiro.

requistos prévios

____

Aconselha-se vivamente que os alunos levem um computador pessoal (portátil) para a aula, uma vez que a maioria dos exercícios serão práticos.

Aconselha-se também que levem caderno e lápis para tomar notas de alguns conceitos de criação de patches.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

docente

____

Helena Rodrigues é Professora Associada com Agregação do Departamento de Ciências Musicais da NOVA FCSH. Investigadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, fundou o Laboratório de Música e Comunicação na Infância. Estudou com Edwin Gordon ao longo de vinte anos, que orientou também o seu Doutoramento. Divulga a sua teoria de aprendizagem musical desde 1994. Com uma formação de base nas áreas da Psicologia e da Música, tem-se interessado também pelas áreas do teatro físico e dos efeitos terapêuticos da música. O conjunto destes e outros saberes têm-na levado a formular uma proposta alternativa de formação. Foi Researcher Fellow da Royal Flemish Academy of Belgium for Science and the Arts. Membro fundador da Companhia de Música Teatral, tem participado na interpretação e/ou na conceção dos trabalhos do grupo. Entre outros, coordenou o Projeto Opus Tutti e o Projeto GermInArte apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian. Autora de publicações de natureza diversa, é frequentemente convidada para apresentar conferências e workshops em Portugal e no estrangeiro.

Jorge Graça é doutorando e bolseiro da FCT na NOVA FCSH e membro integrado do CESEM, onde desenvolve investigação em Música na Comunidade. Obteve o grau de Mestre em Ensino da Música (Saxofone) pela Universidade de Aveiro (2016). Foi professor de Saxofone, Classe de Conjunto e Música e Tecnologias Informáticas no Conservatório de Música David de Sousa na Figueira da Foz de 2014 a 2020. Na área da etnomusicologia, colaborou com o projeto de patrimonialização do Cantar dos Reis em Ovar, em colaboração com investigadores do INET-md (Universidade de Aveiro). É saxofonista e compositor, tendo-se apresentado por todo o país em conjunto com o quarteto Noscalla, do qual é membro fundador. Atualmente dedica-se a projetos a solo com enfoque na música eletrónica e na performance auxiliada por tecnologias, sob o nome Fauxclore, tendo já publicado o álbum Canta Ceifeira em 2022. Tem colaborado com a Companhia de Música Teatral em projetos artísticos
e educativos como Poemário, Pianoscópio, O Céu por Cima de Cá, Aguário e Canção da Terra.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)