Filme Etnográfico
O filme etnográfico é importante tanto para a salvaguarda, quanto para a difusão do património, para além de que inclui um potencial participativo importante. Este curso aborda, por isso, o filme etnográfico na sua dupla dimensão de registo e de comunicação e o seu potencial para a produção de conteúdos em ambientes de exibição interpretativos e/ou museográficos.
Visitas previstas: a definir
Unidades de Investigação envolvidas: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA – NOVA FCSH)
Programa
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Este curso faz uma incursão no filme etnográfico e no documentário, abrindo perspetivas para a sua realização enquanto ferramenta fundamental para pensar o património imaterial. As aulas serão sempre acompanhadas de visionamento de filmes, tomando a forma de seminários com discussão dos temas fundamentais tanto práticos como teóricos: estilos cinematográficos, linguagem e ética. Partimos assim dos conceitos e contextos históricos da antropologia visual e filme etnográfico contemporâneo. Assim, abordaremos questões ligadas aos arquivos e à museologia, biografias e história oral, modos e estratégias de filmar o passado, cinema observacional e representações poéticas e pessoais. Para isso vamos em conjunto analisar modos de fazer explicitando opções técnicas e de estilo.
Bibliografia
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- Barbosa e Cunha (2006) Antropologia e Imagem, Zahar Editora, Ciências Sociais.
- Ferraz, Ana Lúcia et al. (2016) “O vídeo e o encontro etnográfico”, Cadernos de Campo, USP, v.15, n. 14/15, pag. 288-297.
DOCENTES
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Catarina Alves Costa é realizadora e antropóloga. Realizou, entre outros filmes, Margot (2022). Formada em Antropologia Social, fez o Mestrado no Granada Centre for Visual Anthropology da Universidade de Manchester e o Doutoramento na NOVA FCSH com a tese Camponeses do Cinema- Representações da Cultura Popular no Cinema Português. É Professora Auxiliar da Universidade NOVA de Lisboa no Departamento de Antropologia.
Arlindo Horta é realizador e antropólogo. Formado em Cinema e em Antropologia, fez o Mestrado em Culturas Visuais, na NOVA FCSH e o Doutoramento em Antropologia com a tese “O património em direto: produção de visibilidade e itinerários do popular”, no programa doutoral conjunto da NOVA FCSH/ISCTE-IUL “Políticas e Imagens da Cultura e Museologia”. É docente de Antropologia Visual na Escola Superior de Comunicação Social, do IPL.