Jan
Data: 15 a 25 Jan 2024
Horário: 18h00 às 21h00 | 27 de janeiro das 18h00 às 00h00 | Bairro Alto (18h-20h) e Cais do Sodré (22h-00h)
Duração: 28h | 6 ECTS
Docente: Jordi Nofre
Docente: Inigo Sanchez
Docente: Manuel Garcia-Ruiz
Docente: João Carlos  Martins
Acreditação pelo CCPFC: Não

A expansão do turismo urbano, tanto nas maiores cidades do país como nos territórios de baixa densidade do interior, tem resultado em fortes transformações espaciais, sociais, económicas e culturais destes territórios, bem como a reestruturação cultural e sensorial dos espaços urbanos turistificados. Este curso toma a ‘noite’ como objeto de investigação e lente analítica para explorar as múltiplas dimensões que caracterizam os ambientes e territórios turísticos em Portugal, tomando como casos de estudo Lisboa e o Algarve.

Visitas previstas: Bairro Alto e Cais do Sodré

Unidades de Investigação envolvidas: Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA)

____

O curso abordará os seguintes tópicos:

• Teorização da turistificação;
  • Os impactos socioespaciais da vida noturna turistificada;
  • Os impactos “sensoriais” da turistificação da vida noturna;
  • Métodos de investigação quantitativa para o estudo da vida noturna turistificada;
  • Métodos de investigação qualitativa para o estudo da turistificação da vida noturna;
  • O estudo de caso do Bairro Alto e do Cais do Sodré, passado, presente e futuro.

____

• Paiva, D., & Sánchez‐Fuarros, I. (2021). The territoriality of atmosphere: Rethinking affective urbanism through the collateral atmospheres of Lisbon’s tourism. Transactions of the Institute of British Geographers, 46(2), 392-405.
  • Nofre, J. (2021). The touristification of nightlife: some theoretical notes. Urban Geography, 42(10), 1552-1561.

DOCENTES

____

Jordi Nofre é Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona (2009) e desde 2019 é Investigador Principal FCT no CICS.NOVA. O seu tema principal de investigação é a interação entre diversão noturna, turismo e mudanças urbanas. Publicou um total de 96 artigos, é coordenador do LXNIGHTS Research Group e co- fundador da International Night Studies Network.

João Carlos Martins é Doutorado em Sociologia pela NOVA FCSH (2015). Atualmente é membro integrado do CINTURS/UALG, do LXNIGHTS Research Group, e é Professor Convidado na Licenciatura de Sociologia e de Desporto na UALG. Tem experiência de investigação pós-doutoral em Lazer Noturno, Intervenção Local, Património, Turismo, Sustentabilidade e Juventude, contando com 39 publicações.

Iñigo Sánchez Fuarros é Doutorado em Antropologia Cultural (Universidade de Barcelona, 2008) e é atualmente investigador de Pós-Doutoramento Sénior Ramón y Cajal do Instituto de Ciências do Património (Incipit-CSIC). A sua investigação tem-se centrado em três áreas interrelacionadas: música, identidade e migração; estudos sonoros; e música na cidade pós-industrial. Foi investigador principal de “Sounds of Tourism”, um projeto da FCT que analisou o impacto do turismo nos ambientes públicos urbanos quotidianos, com especial incidência no ambiente sonoro.

Manuel Garcia-Ruiz é Investigador em Sociologia no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-ISCTE) em Lisboa. A sua investigação tem quatro temas principais: (i) vida noturna, festivais e turismo, (ii) políticas de desenvolvimento territorial e cultural, (iii) indústrias culturais e criativas, (iv) métodos e metodologias com especial atenção à investigação sobre a noite. É fundador e coordenador da International Night Studies Network (INSN), Coordenador da Rede de Etnografia Urbana (Etno.Urb), e Diretor do Festival Audiovisual Urbano (UAF).

• Curso PRR