Cultura(s), Identidade(s) e Política(s): movimentos contemporâneos e tradições
Este curso vai ser lecionado na modalidade de ensino a distância
Objetivos
____
Tendo como ponto de partida uma abordagem interdisciplinar e compreensiva acerca de culturas, identidades e políticas, este curso pretende diagnosticar, compreender e problematizar os movimentos contemporâneos que desafiam as tradições instaladas. Da cultura às contra-culturas, do cinema às redes sociais, a política enfrenta uma questionável razão de ser das coisas, nomeadamente a de um pluralismo democrático insuficiente e em debate.
Programa
____
O curso de verão Culturas, Identidades e Políticas: movimentos contemporâneos e tradições decorrerá ao longo de 10 sessões:
- Apresentação do seminário. O conceito de identidade e as relações de poder;
- O conceito de cultura em ciências sociais;
- As teorias de cultura: breve revisitação do séc. XIX e XX;
- Cultura popular e cultura de massas;
- Criação artística e contra-culturas: o papel da imagem em movimento;
- Critical Race Theory: o poder da política;
- #BlackLivesMatter: um problema específico dos E.U.A.?;
- #MeToo: novos valores e velhas questões;
- Neocolonialismo(s) e pós-colonialidade(s);
- A coesão cultural e a defesa da(s) identidade(s). Sessão de encerramento.
Bibliografia
____
- AAVV. A Urgência da Teoria. O Estado do Mundo. Lisboa: Edições Tinta-da-China, 2007.
- GANDHI, Leela. Postcolonial theory: a critical introduction. Nova Iorque: Columbia, 2019.
- MCGRATH, Titania. WOKE – Um Guia Para a Justiça Social. Lisboa: Guerra e Paz, 2021.
- RANCIÈRE, Jacques. Os intervalos do cinema. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
- STOREY, John. Cultural theory and popular culture. London: Pearson, 2012.
requisitos prévios
____
Domínio funcional da língua inglesa.
PROPINA
____
Ver tabela em informações úteis.
docentes
____
Carlos Vargas é Doutor em Ciência Política, especialidade de Políticas Públicas, pela NOVA FCSH, com a dissertação Política e Cultura. Uma década das Artes do Espetáculo em Portugal (2006-2016); Licenciado em Línguas e Literaturas Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Engenheiro de Máquinas pelo Instituto Militar dos Pupilos do Exército. Professor auxiliar convidado do Departamento de História da NOVA FCSH, desde 2006. Investigador integrado do HTC-História, Territórios e Comunidades, polo na NOVA FCSH do Centro de Ecologia Funcional – Ciência para as Pessoas e o Planeta, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação compreendem a teoria das ideias, as políticas da cultura e as práticas culturais.
Patrícia Oliveira é Doutorada em Ciência Política pelo ISCSP da Universidade de Lisboa, com a tese “Cultura Política e Filme Documentário em Portugal (1974-2012)”. Professora Auxiliar Convidada da Universidade da Beira Interior, Covilhã. Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/89754/2012). Vice-coordenadora do Observatório Político e membro do conselho editorial e de redação da Revista Portuguesa de Ciência Política. Colaborou com a Missão de Portugal junto da UNESCO, Paris. Tem artigos publicados sobre cultura política e filme documentário, pós-colonialismo e relações culturais Portugal-Brasil. Interesses de investigação: teoria política, documentário e práticas culturais.