07
Set
2023
Data: 7 a 9 Set 2023
Horário: quinta e sexta-feira das 16h00 às 20h00 | sábado das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
Duração: 15h
Morada: NOVA FCSH |
Área: História, Património e Cultura
Docente: Mafalda Pacheco
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino presencial e a distância (streaming)
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino presencial e a distância (streaming)

 

Objetivos

____

O curso tem como objetivo fazer uma aproximação à(s) arquitetura(s) vernácula(s) em Portugal e de discutir a pertinência do seu estudo e da sua salvaguarda. Parte-se da análise de inquéritos realizados em meados do século XX, em particular da Arquitetura Popular em Portugal (1961), e pretende-se discutir os seus objetos, métodos e representações enquadrando-os à luz de congéneres europeias. É feita uma releitura crítica a exemplares vernáculos com o intuito de identificar os princípios basilares inerentes e os processos transformativos mais correntes. Visa-se munir o participante de conhecimentos necessários para fomentar um olhar indagador e informado e incentivá-lo a enriquecer o debate com exemplos seus conhecidos.

 

Programa

____

Módulo 1

Releitura dos inquéritos realizados à arquitetura popular, tradicional e rural em meados do século XX, em Portugal e em outros países europeus. A procura de uma identidade nacional através da arquitetura.

Módulo 2

As edificações vernáculas em Portugal: tipos, composição, sistemas e materiais construtivos e distribuição geográfica.

Módulo 3

Os princípios bioclimáticos na arquitetura vernácula e processos transformativos correntes.

Módulo 4

Algumas singularidades: a casa abobadada em Portugal.

Módulo 5

Os tipos congéneres no Mediterrâneo (Espanha, França, Itália, Grécia e Tunísia).

 

Bibliografia

____

  • AMARAL, Francisco Keil do (1961) Arquitectura Popular em Portugal, v. I-II. Lisboa: Ordem dos Arquitectos.
  • BARRETO, Eduardo Lima (coord.) (2013 [1943]) Inquérito à Habitação Rural. Lisboa: UTL/INCM.
  • RIBEIRO, Orlando (2011 [1945]) Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico. Estudo Geográfico. Lisboa: Tema Livre..
  • GOLDFINGER, Myron (1969) Villages in the sun: Mediterranean community architecture. New York: Praeger.
  • OLIVER, Paul (1997) Encyclopedia of Vernacular Architecture of the World, v. I-III. Cambridge: Cambridge University Press.

 

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis.

 

docentes

____

Mafalda Pacheco é arquiteta e investigadora integrada do CHAM, NOVA FCSH e Universidade dos Açores. É licenciada em Arquitetura (IST/UTL), mestre em Arquitetura (IST/UL) e doutorada em Arquitetura (IST/UL) com a dissertação “Fuzeta – Um núcleo urbano piscatório singular”, tendo sido bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). A sua experiência profissional anterior passou pela área da Arquitetura (2002-2010), através da colaboração em estúdios de arquitetura em Portugal, Espanha e Croácia, onde foi bolseira da IAESTE (2004). Atualmente é investigadora de pós-doutoramento da NOVA/FCSH no âmbito do projeto “Vaulted South – Vernacular vaulted houses in southern Portugal” financiado pela FCT (EXPL/ART-DAQ/0171/2021), que também coordena. Desde 2019 exerce funções docentes. Foi professora auxiliar convidada na Faculdade de Arquitetura – Universidade de Lisboa (2019-2020), docente na NOVA|FCSH (2019-2022) e professora em mobilidade no estrangeiro através do programa Erasmus +. Tem uma participação ativa em associações de património, sendo membro do ICOMOS Portugal, SPEHC e Centro da Terra. Recentemente, participa como investigadora nas COST Actions “Decolonising Development: Research, Teaching and Practice” e “Underground4Value”. Individualmente tem levado a cabo pesquisas nas áreas da História do Urbanismo, da Arquitetura e da Construção Tradicional em Portugal e no Mediterrâneo, tendo alguns trabalhos publicados e premiados sobre estes temas.

  • Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)