Ago
Data: 28 Ago a 8 Set 2023
Horário: 29, 30 e 31 de agosto e 1, 4, 5 e 8 de setembro das 9h30 às 12h30 | 6 e 7 de setembro das 9h30 às 11h30
Duração: 25h | 2 ECTS
Morada: NOVA FCSH |
Área: História, Património e Cultura
Docente responsável: Océane Boudeau
Docente: Océane Boudeau
Acreditação pelo CCPFC: Não
Ensino presencial
Este curso vai ser lecionado na modalidade de Ensino presencial

____

Este curso fornecerá uma introdução ao canto gregoriano tal como notado nos livros de coro do Mosteiro de Belém. O curso alternará entre explicações, trabalho prático e consulta dos manuscritos no local, a fim de confrontar os estudantes diretamente com as fontes, a maioria destes manuscritos sendo agora guardados na Biblioteca Nacional de Portugal. Para além da leitura do cantochão tal como notado nestes livros manuscritos, os objetivos do curso são a descoberta de melodias gregorianas e a sua modalidade, da organização da vida litúrgica e dos livros litúrgicos, do uso que foi feito destes livros corais, e das especificidades da música litúrgica do Mosteiro de Belém.

____

O curso centrar-se-á na leitura das fontes, quer a partir das imagens dos manuscritos, quer diretamente das fontes conservadas na Biblioteca Nacional de Portugal. Começará com uma apresentação dos livros de coro do Mosteiro de Belém. Esta coleção inclui manuscritos de várias origens e datas, a maioria dos quais são luxuosamente decorados e provavelmente fazem parte do programa de cópia de D. Manuel I. Estes manuscritos são organizados de acordo com as tipologias estabelecidas na Idade Média, a fim de agrupar os cantos da missa e os cantos do ofício, mas também os cantos para as festas do Sanctorale e os cantos para as festas do Temporale. Os cantos notados nestes livros corais são o foco deste curso. De facto, as responsórios, as antífonas e os hinos não têm as mesmas características musicais. A notação, uma notação quadrada sobre linhas, será objeto de especial atenção e exercícios de transcrição. Dependendo do nível e interesse dos alunos, será possível cantar algumas das melodias analisadas, a fim de perceber intimamente as suas características. O estudo dos vários manuscritos permitirá aos estudantes familiarizarem-se com a sua organização, mas também com a do ano litúrgico ao qual estiveram intimamente ligados. A compreensão do que fazia parte do calendário comum a todo o Cristianismo permitirá identificar as características específicas do cantochão jerónimo. Para além das próprias festas da Ordem, este curso será também uma oportunidade para olhar para os cantos particularmente apreciados pelos Jerónimos e aqueles que se encontram apenas nos manuscritos da Ordem. Algumas horas serão dedicadas aos cantos tropados (ou seja, cantos aos quais foram acrescentadas partes recentemente compostas), que são raros nos manuscritos portugueses com exceção dos manuscritos jerónimos.

____

• HUGHES, Andrew, Medieval Manuscripts for Mass and Office: A Guide to their Organization and Terminology, Toronto, University of Toronto Press, 1982.
  • HUGLO, Michel, Les livres de chant liturgique, Turnhout, Brepols, 1988.
  • LEBIGUE, Jean-Baptiste, Initiation aux manuscrits liturgiques. Dossier pédagogique. [online].
  • HILEY, David, Western Plainchant: a Handbook, Oxford, Clarendon press, 1995.

PROPINA

____

Ver tabela em informações úteis

docentes

____

Océane Boudeau iniciou os seus estudos de musicologia na Universidade de Tours onde obteve um mestrado em musicologia, tendo como objeto de estudo os Rondeaux de Guillaume de Machaut (or. Olivier Cullin, 2000). Preparou de seguida um DEA (Diploma de Estudos Avançados) e depois um doutoramento sob a orientação de Marie-Noël Colette na École Pratique des Hautes Études, que finalizou em 2013 (L’Office de la Circoncision de Sens. Le manuscrit 46 de la Médiathèque municipale de Sens). Paralelamente, continuou os seus estudos musicais no Conservatoire National de Musique et de Danse de Paris (CNSMDP) onde obteve o primeiro prémio da classe de História da Música (classe de Rémy Campos, 2006) e em Direcção de Côro Gregoriano (classe de Louis-Marie Vigne, 2002). Igualmente lecionou em escolas públicas no segundo ciclo e na Universidade de Rouen (2010-2013) e na Universidade Paul-Valéry Montpellier III (2013-2014) como Attachée Temporaire d’Enseignement et de Recherche (ATER). Boudeau tem atualmente um contrato financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. O seu projecto de investigação tem como objeto a música litúrgica anotada nas fontes portuguesas e redes de criação e fusão dos repertórios de monodia sacra na Península Ibérica.

• Centro Luís Krus – Formação ao Longo da Vida
  • Cursos da Escola de Verão (EV)