Novo Diretório de Recursos Digitais do Conhecimento (INDEXAR) apresentado em Braga

Decorreu no passado dia 26 de julho, na Universidade do Minho, em Braga, o lançamento oficial da plataforma INDEXAR – Diretório de Recursos Digitais do Conhecimento integrado no programa da sessão “Ciência Aberta, Repositórios e Biblioteca On-line”. O evento realizou-se no âmbito do ciclo de conferências científicas que tem percorrido o país dedicado às comemorações dos 25 anos da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O INDEXAR é uma plataforma que visa gerir informação sobre repositórios e revistas científicas digitais nacionais nas áreas da ciência, tecnologia e cultura e foi criada no âmbito de uma medida Simplex+. A  execução da medida foi liderada pela Unidade para Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, contando com a colaboração da DGLAB e da Universidade Nova de Lisboa, através da Divisão de Bibliotecas e Documentação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

A plataforma pretende funcionar como registo global para repositórios e revistas científicas nacionais; constituir-se como fonte autoritativa de informação sobre repositórios e revistas nacionais e assegurar, de forma tão interoperável quanto possível, a sua presença em diretórios internacionais propagando, desta forma, o seu conteúdo; ajudar investigadores, gestores de ciência, bibliotecários, editores e agências de financiamento a encontrarem informação sobre repositórios e revistas cientificas promovendo o seu acesso e amplificando a sua visibilidade.

Através do INDEXAR pode aceder-se a informação sobre repositórios ou revistas por área de atuação, por tipologia, por tecnologia utilizada, por assunto, por localização, por tipo de conteúdo ou por serviços disponíveis.  No INDEXAR a informação armazenada é validada e certificada em relação a uma variedade de valências, como por exemplo, se um recurso disponibiliza uma política de preservação ou uma política de acesso aberto. É ainda possível consultar dados estatísticos sobre cada um dos repositórios ou sobre todo o diretório.