NOVA FCSH vai descobrir a história de Almada

A Câmara Municipal de Almada (CMA) e a NOVA FCSH estabeleceram uma parceria para estudar a história da cidade, a fim de melhor conhecer e divulgar o urbanismo e os quotidianos do seu núcleo histórico ao longo dos séculos. A apresentação do projeto, batizado de «Almada Velha: valorização patrimonial do núcleo urbano», decorreu no dia 23 de abril, integrado no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, na presença de Francisco Caramelo, Diretor da NOVA FCSH, e Inês de Medeiros, Presidente da Câmara da cidade.

Durante a apresentação André Teixeira, docente da NOVA FCSH, investigador do CHAM e um dos arqueólogos do projeto, destacou a possibilidade de “inventariar, estudar e valorizar coleções arqueológicas da CMA e criar uma carta de sensibilidade patrimonial no centro histórico, entre outras ações” a desenvolver no mesmo âmbito. Os participantes elogiaram também o ambiente de colaboração que se faz sentir entre equipa da Faculdade e os arqueólogos da CMA.

Além de André Teixeira, pela NOVA FCSH intervêm também no projeto Leonor Medeiros, Rodrigo Banha da Silva, João Araújo e Eva Pires.

Veja aqui o vídeo de apresentação do projeto.

 

 

André Teixeira, docente do Departamento de História, e um dos arqueólogos do projeto

 

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer