NOVA FCSH publica estudo final sobre literacia digital de adolescentes

Quatro em cinco adolescentes portugueses já se depararam com conteúdos online de ódio ou prejudicial à saúde e quase metade declarou procurar ativamente conteúdo sobre drogas, álcool ou dietas, afirma o projeto internacional ySKILLS, desenvolvido em Portugal pela NOVA FCSH. Esta é uma das conclusões do estudo “Literacias Digitais de Adolescentes Portugueses”, coordenado em Portugal por Cristina Ponte, docente do Departamento de Ciências da Comunicação.

Outros dados indicam que mais de um quinto (22%) dos quase 600 jovens – que participaram neste estudo – afirmou já terem partilhado nas redes sociais informações que não tinham lido na íntegra e que depois perceberam ser falsas. O facto representa um agravamento da situação desde 2021, traduzindo num aumento de cerca de 10%. Apesar de estarem a crescer numa cultura digital, estes adolescentes revelaram ainda dificuldades na pesquisa e análise de informação que encontram online.

Estes e outros dados são revelados no relatório final do projeto ySKILLS, focado na forma como evoluiu a literacia digital dos adolescentes e qual a influência nos seus níveis de bem-estar. O estudo, financiado pelo programa europeu Horizonte 2020, envolveu um consórcio de 14 universidades e proporciona dados comparativos nos seis países europeus onde foi aplicado. Decorreu de 2021 a 2023 e abrangeu mais de 10 mil participantes entre os 11 e 16 anos de idade.