NOVA FCSH leva ciência e sabor à 7.ª Festa da Arqueologia

A NOVA FCSH marcou presença na 7.ª edição da Festa da Arqueologia, que decorreu de 25 a 27 de abril de 2025, no Museu Arqueológico do Carmo. O evento, organizado trienalmente pela Associação dos Arqueólogos Portugueses (AAP), contou com a colaboração de várias instituições públicas e privadas do setor arqueológico.

Dedicada ao tema “Arqueologia da Alimentação”, esta edição desafiou o público a refletir sobre a forma como os hábitos alimentares moldaram a história da humanidade — da Pré-História à atualidade. Durante três dias, o evento ofereceu uma experiência única, interativa e acessível em torno do património arqueológico, material e imaterial, ligado à alimentação.

O espaço da NOVA FCSH recebeu centenas de visitantes e destacou-se por partilhar investigação inovadora de forma envolvente e dinâmica. Um dos pontos altos foi o restaurante pedagógico “ArqueoSabores”, uma iniciativa dos estudantes do mestrado em Arqueologia que apresentou menus temáticos inspirados na Pré-História, época Romana, idade Moderna e nas influências alimentares oriundas do continente americano. Os mais pequenos também foram tidos em conta, com um menu infantil especialmente concebido para eles.

A programação da Faculdade incluiu ainda a palestra “De Lisboa para o mundo e do mundo para Lisboa: uma perspetiva arqueobotânica da alimentação na cidade da Época Moderna”, que abordou o impacto das trocas globais nos hábitos alimentares urbanos.

O projeto “LisVentos” ofereceu uma perspetiva lúdica e pedagógica sobre o universo dos moinhos, com perguntas como “O que é um moinho?”, “O que se faz num moinho?” ou “Como são os moinhos?”, culminando na oficina “Constrói um moinho”, onde os visitantes construíram cata-ventos em miniatura.

Também marcaram presença as áreas de Arqueologia Náutica, com a reconstituição de uma cozinha de bordo de uma nau — ilustrando o quotidiano alimentar em alto-mar — e de Arqueologia Medieval, que cativou os participantes com o jogo “A caminho da batalha”, recriando aspetos da vida quotidiana da época de forma interativa.