NOVA FCSH lança disciplina para promover o sucesso escolar de estudantes da CPLP

Português Língua Segunda para Fins Académicos é a nova unidade curricular criada pela NOVA FCSH com o objetivo de promover o sucesso escolar de estudantes nacionais de países de língua oficial portuguesa, mas que têm noutras línguas nacionais, e não no português, a sua língua materna. Esta é uma disciplina de opção livre e as inscrições para estudantes já matriculados em 2022/23 realizam-se entre 7 e 8 de setembro.

Esta unidade curricular é lecionada presencialmente, destina-se a estudantes de Licenciatura e corresponde a 6 ECTS (4 horas semanais). O nível de língua a atingir em Português Língua Segunda para Fins Académicos corresponde ao B2 de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas e visa desenvolver competências para participar em interações comunicativas e expressar-se de forma fundamentada no âmbito académico. Trabalhar a compreensão de textos escritos característicos das diversas áreas de estudo, pertencentes a diferentes géneros discursivos e com diferentes níveis de complexidade, e escrever de forma clara, correta e bem estruturada são os objetivos desta nova unidade curricular.

Serão abordados temas como a variação no português e o funcionamento e o uso do português em contexto académico, tanto escrito como oral. A ficha da unidade curricular encontra-se disponível aqui.

As aulas serão predominantemente práticas, privilegiando-se a aprendizagem centrada no/a estudante, baseada em exercícios e tarefas.

Qualquer questão deverá ser encaminhada para o Núcleo de Licenciaturas através do e-mail licenciaturas@fcsh.unl.pt