NOVA FCSH implementa Plano de Poupança de Energia

Num contexto de poupança energética, a NOVA FCSH preparou um Plano de Poupança de Energia que evidencia a necessidade da melhoria da eficiência energética e um compromisso institucional com as boas práticas de sustentabilidade ambiental.

O plano, que já está a ser implementado na Avenida de Berna e que em breve será alargado a Campolide, foi anunciado no Despacho n.º51/2022 e integra-se também numa lógica da combinação inteligente de investimentos e reformas, reforçada pela emanação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 82/2022, de 8 de setembro.

As medidas contemplam uma necessidade na mudança de hábitos no quotidiano e de gestos que implicam uma consciencialização individual dos membros da comunidade da NOVA FCSH mas que também evocam um sentido de responsabilidade das instituições na poupança energética. Em baixo, pode encontrar algumas das iniciativas que já estão em curso na Faculdade:

ILUMINAÇÃO

Iluminação exterior

• Substituição da iluminação existente por LED.

Iluminação interior

• Substituição da iluminação existente por LED (já em curso).
  • Gabinetes e salas de aula: iluminação interior desligada sempre que o espaço não esteja em uso e após o horário de trabalho.

Zonas comuns

• Torre A
    • Dias úteis: iluminação normal desligada a partir das 23h00;
    • Sábados: Iluminação normal desligada, exceto para aulas e acesso aos gabinetes por parte dos docentes e ILNOVA;
  • Torre B
    • Dias úteis:
      • Iluminação normal desligada a partir das 23h00;
      • Dois elevadores fora de serviço a partir das 20h00;
      • Iluminação normal desligada no piso 1 (zona dos serviços) e no piso 7 a partir das 20h00.
    • Sábados:
      • Iluminação normal desligada a partir das 18h00;
      • Dois elevadores fora de serviço;
      • Iluminação normal desligada no piso 1 e piso 7.
    • Domingos e feriados
      • Iluminação normal desligada.
  • Edifício C
    • Dias úteis: iluminação normal desligada a partir das 23h00;
    • Sábados: Iluminação normal desligada às 13:00h no Piso 1, com a conclusão das aulas e Piso 0 às 18:00h;
  • Edifício D
    • Dias úteis: iluminação normal desligada a partir das 23h00;
    • Sábados: Iluminação normal desligada, com exceção da sala de informática, cujo horário se mantém das 9:00h às 18:00h;

CLIMATIZAÇÃO DOS ESPAÇOS

• Regulação das temperaturas dos equipamentos de climatização interior, para 18°C no Inverno e 24°C no Verão;
  • Durante os períodos não letivos os sistemas de climatização devem permanecer desligados;
  • Desincentivo à utilização de aquecedores e equipamentos de climatização individuais;
  • Proibição da utilização de outros equipamentos de climatização nas salas com equipamentos de ar condicionado.

EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS

• Impressoras
    • As impressoras das zonas comuns que não estejam em uso estarão desligadas, com exceção das impressoras do piso 1 da Torre B. Estas impressoras serão desligadas às 20h00 pela segurança;
    • As impressoras dentro dos Gabinetes deverão ser desligadas com a saída do último funcionário ou antes, num horário estipulado pelo Chefe de Divisão do Serviço.
  • Computadores
    • No que diz respeito à atividade de funcionários e docentes, os equipamentos devem ser desligados aquando da conclusão da sua atividade;
    • Nas salas de aulas, os alunos e docentes devem desligar os equipamentos aquando do término da aula.

Numa lógica de implementação de outras medidas de caráter sustentável, a NOVA FCSH procedeu à remoção de caixotes de lixo indiferenciados e à distribuição de novos ecopontos para reciclagem de plástico, metal e papel em todos os gabinetes de serviços da Faculdade.