NOVA FCSH alcança nota de último colocado mais alta de sempre em 11 cursos

Em 2021 a NOVA FCSH alcançou a nota de último colocado mais alta de que há registo em 11 dos seus 15 cursos (Antropologia, Ciências da Comunicação, Ciências da Linguagem, Estudos Portugueses, Filosofia, Geografia e Planeamento Regional, História, Línguas, Literaturas e Culturas, Sociologia, Sociologia pós-laboral e Tradução.). Outros três cursos (Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências Musicais e História) tinham atingido o pico em 2020.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) obteve também liderança nacional em 10 das suas 15 licenciaturas (regime diurno e pós-laboral). Como líderes nacionais na nota final do último colocado surgem os cursos de Antropologia (14,10), Ciência Política e Relações Internacionais (17,65), Ciências da Comunicação (17,85), Ciências da Linguagem (14,95), Ciências Musicais (14,05), Filosofia (16,40), História (16,40), História da Arte (14,60), Sociologia PL (13,90) ex aequo com o ISCTE e Tradução (16,75).

Para além das lideranças nacionais, a NOVA FCSH apresenta liderança da região de Lisboa em mais dois cursos: Estudos Portugueses (14) e Sociologia (15,25).

A NOVA FCSH recebeu um total de 6200 candidaturas (mais 1156 que no ano anterior) e 1474 em primeira opção (mais 266 em relação a 2020). Entre os 755 estudantes colocados, 64,6% escolheram a Faculdade como a sua primeira opção. No Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2021, a Faculdade voltou também a ocupar 100% das vagas na primeira fase.

Para mais informações sobre os resultados do Concurso Nacional de Acesso, consulte: https://www.dges.gov.pt/pt.

1. A determinação das lideranças foi realizada segundo uma metodologia de análise que consiste em comparar as notas dos colocados de posições homólogas e ciclos de estudos congéneres, segundo a posição de referência do ciclo de estudos que tiver o menor número de colocados. Contudo, as notas apresentadas nesta notícia são as notas do último colocado.
2. Ciências Musicais não tem em Portugal nenhum ciclo de estudos congénere.