MOOC do IEM conquista reconhecimento digital pela NAU

“Portugal na Idade Média: um reino com municípios democráticos e sem cidades?” é o nome do curso desenvolvido pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM) que recebeu o primeiro Digital Object Identifier (DOI) atribuído a um Massive Open Online Course (MOOC) pela NAU, serviço digital da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O DOI é um identificador digital único que garante uma referência permanente a documentos ou objetos digitais, independentemente de eventuais alterações nas hiperligações. Amplamente utilizado no meio académico, este sistema facilita a citação, o acesso e a rastreabilidade de conteúdos, promovendo a colaboração científica e valorizando o trabalho dos e das autores/as.

Com mais de 2.400 inscritos provenientes de 25 países, o curso online desafia e desconstrói equívocos comuns sobre a Idade Média. A formação centra-se na ideia de democracia nos concelhos e na ausência de cidades no reino português. Além de avaliar se os concelhos foram efetivamente espaços de democracia, o curso explica a organização e o funcionamento dos municípios, bem como a comunicação política entre estes, a coroa e os senhores. O curso também revela como eram as vilas e cidades medievais, as diferentes hierarquias urbanas do reino e a visão que o homem medieval tinha do mundo urbano.

A produção de um MOOC com base num projeto de investigação é uma estratégia eficaz para ampliar a divulgação científica e aumentar o impacto dos resultados obtidos. Ao alcançar um público diversificado, estes cursos promovem a ciência aberta, a transparência e a acessibilidade ao conhecimento. Além disso, esta abordagem responde a exigências de financiamento relacionadas com a disseminação pública dos resultados e assegura a sua sustentabilidade a longo prazo. Quando associado a um DOI, o conteúdo do MOOC torna-se facilmente citável e reconhecível, reforçando a visibilidade dos e das investigadores/as envolvidos/as e da instituição à qual pertencem.