Luís Andrade, investigador da NOVA FCSH, vence Prémio Ler+ 2022

Luís Manuel Crespo de Andrade, investigador do Centro de Humanidades da NOVA FCSH (CHAM) e docente aposentado do Departamento de Filosofia, foi distinguido com o Prémio Ler+ 2022 atribuído pelo Plano Nacional de Leitura. 

A cerimónia de entrega decorreu ontem (24 de outubro) na Fundação Calouste Gulbenkian durante a Conferência do PNL2027. O Prémio foi atribuído ao professor Luís Andrade devido ao forte impacto do Portal Revistas de Ideias e Cultura (RIC) junto dos utilizadores. Este Portal, fundado e dirigido pelo investigador, proporciona o acesso livre a um repositório composto pelas revistas que marcam os movimentos culturais e políticos mais representativos da história portuguesa e da história brasileira do século XX, disponibilizando modalidades de navegação inovadoras e sofisticadas ferramentas de pesquisa. Entre as várias publicações disponíveis para consulta digital encontram-se Orpheu, Contemporânea e Portugal Futurista, bem como materiais suplementares, alguns deles inéditos, que dão a conhecer o modo de construção de cada título.

O Portal foi concebido pelo Seminário Livre de História das Ideias do Centro de Humanidades (CHAM) da Universidade NOVA de Lisboa e pretende aproximar o público das culturas portuguesa e brasileira do século XX, impedindo que estas revistas, anteriormente de acesso mais restrito, caiam no esquecimento. Para o futuro, Luís Andrade pretende que o RIC se torne num acervo digital das obras canónicas do património literário português, de acesso universal e gratuito.

O Prémio Ler+ visa, desde 2018, reconhecer o trabalho de personalidades ou entidades que se destaquem no domínio da melhoria dos índices de leitura dos portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita.

Luís Andrade foi professor no Departamento de Filosofia da NOVA FCSH, tendo-se dedicado ao estudo do pensamento e da cultura contemporâneos numa perspetiva que articula os saberes filosóficos e históricos com os estudos literários e artísticos. A investigação de que é autor tem sido dirigida para o pensamento político, os imaginários utópicos, as representações da história, a cultura portuguesa contemporânea e a edição eletrónica, domínios em que publicou diversos estudos.

A NOVA FCSH congratula o seu investigador e antigo docente por esta distinção.

Luís Andrade