Inscrições abertas para o programa de tutorias em cinema IndieLab 2024 by NOVA FCSH

[ATUALIZAÇÃO: O prazo de inscrições foi alargado para dia 21 de fevereiro. Originalmente as candidaturas estavam abertas até dia 17 de fevereiro.]

As candidaturas para o programa de tutoria a projetos cinematográficos, IndieLab 2024, desenvolvido pelo IndieLisboa e pela NOVA FCSH estão abertas até dia 21 de fevereiro. A inscrição no laboratório pode ser realizada aqui.

Sete projetos de longa ou curta-metragens de língua portuguesa (ficção, documentário ou híbrido), em fase inicial de desenvolvimento, serão selecionados para participar na iniciativa. Este ano o laboratório terá duas etapas, ambas presenciais:

Etapa 1 – De 7 a 9 de Março (na NOVA FCSH) 
Etapa 2 – De 26 a 28 de Maio (durante o IndieLisboa 2024) 

Durante o laboratório serão trabalhadas a ideia inicial e a motivação, o ponto de vista, a estrutura narrativa e a visão criativa, com o objetivo de desenvolver o projeto para potenciar a sua inserção nos mercados nacional e internacional. 

No contexto da seleção serão privilegiados projetos com narrativas e personagens não hegemónicos, diversos e que contribuam para a construção de novos imaginários no cinema. O anúncio dos projetos selecionados é realizado a 29 de fevereiro.

Dos 7 projetos selecionados, 2 deles serão atribuídos à comunidade da NOVA FCSH e 5 a outros proponentes. Os projetos podem ser submetidos por argumentistas e/ou realizadores podendo ou não ter um produtor associado. Não há custos associados à participação na oficina e os inscritos ganham também o acesso às atividades e sessões do IndieLisboa 2024.

Outras informações a considerar para a candidatura podem ser lidas abaixo:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

  • Carta de apresentação 
  • Sinopse do filme
  • Declaração artística 
  • Biografia 
  • Opcional: materiais informativos sobre a abordagem audiovisual 
  • Opcional: link (com password) para uma obra audiovisual anterior

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

  • Originalidade do projeto e, principalmente, do ponto de vista artístico;
  • Narrativas que tenham destacadas representações inovadoras e não estigmatizadas de personagens e contribuam para um novo olhar no cinema; 
  • Experiência em escrita e desenvolvimento do proponente (Nota: não é necessária uma larga experiência, mas uma trajetória de vida/carreira/profissão que comprove a competência e a vontade de levar o projeto adiante);
  • Potencial do projeto de figurar no mercado nacional e internacional.