"Gestão de ciência" é tema de nova unidade curricular de licenciatura

Introdução à Gestão de Ciência e suas profissões em contexto Europeu I” é o nome da nova unidade curricular agora disponível para todos os estudantes de licenciatura da NOVA FCSH que queiram desenvolver as suas competências transversais em gestão de ciência, uma área que abre portas a novas oportunidades profissionais.

Integrada no projeto foRMAtion que pretende implementar esta nova oferta letiva na Universidade de Sapientia (Roménia), na Universidade de Corvinus (Hungria) e na NOVA, os alunos vão desenvolver as suas competências de gestão de ciência num ambiente internacional, com atividades conjuntas com os alunos destas universidades parceiras. No final deste semestre, dois alunos da NOVA irão ser selecionados para um programa de mentoria e estágio internacional no Instituto Florestal da Eslovénia (Eslovénia).

Em “Introdução à Gestão de Ciência e suas profissões em contexto Europeu I”, os alunos irão ainda experimentar novas abordagens pedagógicas nas quais terão um papel central nas suas aprendizagens. Para tal, desenvolvimento de projetos, gamificação e abordagem storyline serão algumas das novidades a implementar.

O projeto foRMAtion -Innovative and smart module for potential Research Managers and Administrators in higher education – é financiado pelo Programa ERASMUS + e conta com a participação de instituições de cinco países europeus: coordenação de HETFA (Hungria) e participação de ISSINOVA (Itália), APRE (Itália), SPI (Portugal), Instituto Florestal da Eslovénia (Eslovénia), Universidade de Sapientia (Roménia), Universidade de Corvinus (Hungria) e Universidade NOVA de Lisboa.

A equipa da NOVA é responsável pelo desenho do novo curso de gestão de ciência, destinado a alunos de licenciatura de todas os cursos, que será testado a partir de fevereiro de 2021 nas três universidades parceiras. Para tal, entre os dias 16 e 20 de novembro de 2020 a equipa da NOVA organizou uma sessão internacional de formação de professores para testar os materiais pedagógicos preparados para esta nova oferta curricular, contando com 34 participantes das três universidades parceiras, parceiros do projeto e Advisory Board.

Com esta nova unidade curricular os alunos irão ter uma primeira aproximação ao ecossistema de investigação e inovação europeu e uma introdução às principais áreas de intervenção da gestão de ciência. Os alunos irão desenvolver ferramentas e competências práticas neste campo, com potencial aplicação em futuras vias profissionais na vertente de investigação ou na de gestão.