Filme realizado por estudantes da NOVA FCSH vai ser exibido no MOTELX
Rodagem de "Suspiro" no Museu de Lisboa

A curta-metragem de terror realizada por estudantes da NOVA FCSH no âmbito da parceria entre a NOVA FCSH e o MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror vai ser projetada na 19.ª edição do festival no dia 13 de setembro às 14h30, na sala 2 do Cinema São Jorge. A entrada é gratuita carecendo apenas de levantamento na bilheteira.

“Suspiro” é o 2.º filme desenvolvido a partir da iniciativa do Laboratório Cinematográfico Quarto Perdido, um workshop de realização cinematográfica no qual os participantes têm 3 dias para escrever, filmar e montar a primeira versão de uma curta-metragem de terror.  “Vislumbre” tinha sido a primeira curta-metragem a ser realizada a partir deste workshop, tendo igualmente estreado na edição do ano passado do MOTELX e estando agora disponível para visualização no canal de Youtube do festival de cinema lisboeta.

Durante os dias 2,3 e 4 de julho, um grupo de estudantes da NOVA FCSH pensaram e realizaram a curta-metragem tendo como matéria de inspiração a obra “Dança dos Paroxismos” (1929) de Jorge Brum do Canto, uma média-metragem incluída no livro “O Quarto Perdido do MOTELX – Os filmes do terror português (1911-2006)”. A iniciativa foi coordenada e supervisionada por Pedro Florêncio, docente do do Departamento de Ciências da Comunicação, pelo realizador Fernando Alle e pelo director de fotografia André Mendes, que estiveram presentes em todos os momentos da produção.

Fotogramas de “Suspiro”, curta-metragem a estrear no dia 13 de setembro no MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror

 

As novidades da edição deste ano do Laboratório Cinematográfico recaíram na adição de uma palestra sobre a História do Cinema de Terror Português que contou com a presença de João Monteiro, um dos diretores do MOTELX, e na possibilidade de rodagem no Museu de Lisboa onde todo o filme decorre.