Rui Pedro Malheiro da Silva Ferrão Cidra
cdru@fcsh.unl.pt

A sua investigação reflete sobre a música e a dança ao longo da trajetória colonial/ póscolonial que interliga Portugal e os países africanos de expressão portuguesa, em particular Cabo Verde. Incide particularmente sobre as relações de poder e as fronteiras da diferença que configuram a produção da cultura expressiva. Na sua tese de doutoramento, Música, Poder e Diáspora: uma Etnografia e História entre Santiago, Cabo Verde, e Portugal (2011), abordou o modo como as práticas expressivas interpretadas por tocadores de gaita, fero e cantores, sobretudo o funaná, foram historicamente mobilizadas na demarcação de fronteiras de raça, nação e género, em especial de masculinidade, em Cabo Verde e na Área Metropolitana de Lisboa. Presentemente, desenvolve trabalho sobre o modo como a cultura expressiva tem articulado uma crítica de legados coloniais enquanto modo de transformar o presente; e como o faz numa conjuntura marcada pela articulação de vários processos: a construção da nação; a diáspora, sobretudo tendo como destino Portugal; e a mercadorização da diferença no âmbito das indústrias da música popular na modernidade tardia. Foi editor adjunto da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX (2010), obra em que participou igualmente enquanto redator de artigos e verbetes sobre processos sociais, músicos e géneros de música e dança, sobretudo no domínio da cultura expressiva das diásporas dos países africanos de língua oficial portuguesa e dos estilos pop-rock produzidos em Portugal. Lecionou as cadeiras de Identidade e Cultura Expressiva (mestrado e pós-graduação em Migrações, Interetnicidades e Transnacionalismo, 2004-2011).

Unidade de investigação: Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD - NOVA FCSH)

Formação
AnoGrauInstituiçãoÁrea
DoutoramentoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)Anthropology
  • Identidades de diáspora, cosmopolitismo e a promessa da cidadania  
  • Orlando Pantera e a performance da história  
  • Funaná, Raça e Masculinidade  
  • Kizomba  
  • Rebita  
TítuloFonte de financiamentoInícioEstado
Concluído