Exposição “Ichi-go Ichi-e” na Reitoria da UNL

A exposição “Ichi-go Ichi-e — Um momento, um encontro” pode ser visitada até dia 31 de julho na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa. Inserida no âmbito da participação da NOVA na Expo 2025 Osaka e da programação “Osaka em Lisboa”, esta mostra, curada por José Bértolo e Pedro Alfacinha, explora as relações entre a fotografia portuguesa e o Japão, reunindo obras das fotógrafas Alice F. Martins, Cláudia Varejão e Patrícia Almeida.

A exposição apresenta três séries fotográficas realizadas no Japão: “Uma Barreira Contra o Pacífico”, de Alice F. Martins, que documenta a região de Hudai, protegida do tsunami de 2011 por um sistema de muros hidráulicos; “Ama-san”, de Cláudia Varejão, que retrata as mergulhadoras Ama na península de Ise-Shima, mantendo viva uma tradição centenária; e “No Parking”, de Patrícia Almeida, que observa os fluxos urbanos e a vida contemporânea em Tóquio.

O título da exposição refere-se ao conceito japonês ichi-go ichi-e  – “um momento, um encontro” – que valoriza a singularidade da experiência captada pelas fotografias. A entrada é gratuita, com visitas de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00.

Paralelamente, decorrerá um ciclo de cinema no Auditório da Reitoria, com exibição e debate dos filmes “Traces of a Diary” (2010), de André Príncipe e Marco Martins; “Yama No Anata – Para Além das Montanhas” (2011), de Aya Koretzky; e “Ama-San” (2016), de Cláudia Varejão. Os filmes exploram a conexão entre Portugal e Japão através de diferentes perspetivas artísticas e documentais.

A entrada para o ciclo de cinema é gratuita, sujeita à lotação da sala.