06
Mai
Workshop em Estudos Sobre a Globalização: Novos Desafios na Relação Norte e Sul Global
Workshop
Todo o dia (6 a 7 Mai 2022)
Colégio Almada Negreiros, sala A14, e Biblioteca Nacional de Portugal

A validade científica dos Global Studies nunca foi pacífica, apontando-se a diversidade temática e teórica de programas curriculares e projetos de investigação como uma ameaça ao rigor epistemológico e valor analítico do campo. Além disso, o ressurgimento dos nacionalismos e de uma virulenta retórica antiglobalização tem contribuído para acentuar o ceticismo em relação ao futuro dos estudos sobre a globalização e do “global turn”.

Ainda assim, se parece evidente que a hostilidade à globalização não põe em causa as premissas centrais dos Global Studies (antes as confirma), por outro, parece inegável a necessidade de repensar a forma como as questões levantadas por processos globais são apresentadas e debatidas, tanto na academia, como no espaço público. Essa tarefa passa pela discussão permanente dos limites e virtudes das abordagens teóricas e metodológicas que adotamos no decurso das nossas investigações, mas também pela reflexão acerca do comprometimento político e social que estas devem assumir. Porque são, afinal, os Estudos sobre a Globalização um campo legítimo? Que vantagens se pode retirar de um olhar global por oposição à tendência para priorizar e isolar o mundo ocidental? O que distingue fundamentalmente uma perspetiva global de uma nacional, transnacional ou comparada?

Este workshop pretende convocar os doutorandos em Estudos sobre a Globalização a discutir estas questões e a explorar as implicações destes debates nas opções teórico-metodológicas que enformam as suas investigações. Dividido em dois dias distintos, dedicados à apresentação e discussão dos seus projetos de doutoramento e de formação metodológica nas componentes intrínsecas a este ciclo, este Workshop visa reunir investigadores interessados nas mais diversas facetas da globalização, esperando que o confronto de ideias e a partilha de dúvidas e inquietações em comum, ponha em evidência a vitalidade, a urgência e as possibilidades da análise e compreensão integrada de processos globais.

Consulte o programa