VIII Congresso de História Local
Congresso internacional
Todo o dia (15 a 16 Nov 2024)
Vila Nova de Famalicão

O VIII Congresso de História Local aspira acompanhar e estimular a renovação historiográfica em curso; assim, dá continuidade aos propósitos e dinâmicas iniciados em 2017, proporcionando um espaço de divulgação, de partilha e de problematização para todos quantos se dedicam a este ramo da historiografia, em diálogo permanente com a historiografia nacional e internacional. Tal como nas edições anteriores, o encontro pretende continuar a ser um contexto privilegiado para a reflexão sobre o conceito, as metodologias e as práticas da história local; por extensão, constitui-se como uma oportunidade para troca de experiências.

Do mesmo modo, os princípios subjacentes à organização do congresso fomentam a intervenção de estudantes de último ano de licenciatura e de primeiro de mestrado, com o intuito de obterem as primeiras experiências no meio académico.

O encontro de 2024, organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, será acolhido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, em parceria com o projeto educativo e cultural “De Famalicão para o Mundo: Contributos da História Local”. Seguindo o modelo dos eventos anteriores, esta edição contará com um painel exclusivamente dedicado à História deste município. Nesse sentido, convidam-se os historiadores, professores, investigadores e demais estudiosos da região a submeterem comunicações dedicadas à História de Vila Nova de Famalicão.

Mais informações em: https://congresslocalhistory.wordpress.com/