01
Mar
Performance "Toi, Moi, Tituba…"
Encontro
19:30 às 20:30
Reitoria da NOVA
O espetáculo “Toi, Moi, Tituba…” da conceituada coreógrafa Dorothée Munyaneza, da Compagnie Kadidi (França), abre à 13.ª edição do PERIFERIAS – Festival Internacional de Artes Performativas, promovido pelo Chão de Oliva. A performance subirá ao palco do Auditório da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, a 1 de março, às 19h30, e conta com a participação da artista em diálogo com a música e sonoridades criadas para o espetáculo, pela mesma, a par com o músico Khyam Allami.
 
A obra celebra histórias e vidas não ouvidas e não contadas, a bisavó guianense de Elsa Dorlin ou Tituba, uma mulher das Caraíbas perseguida nos julgamentos das bruxas de Salém. Dorothée Munyaneza dança e canta em nome de todos aqueles cuja existência foi negada pelo sistema colonial. Os bilhetes são gratuitos para a comunidade NOVA mediante reserva para cultura@unl.pt e para o público geral estão à venda na Ticketline.pt
 
A realização deste espetáculo no espaço da NOVA acontece no seguimento de uma parceria estabelecida entre o Chão de Oliva, entidade que organiza o festival, e o Núcleo de Estudos Africanos e Lusófonos (NEAL) tendo em conta a vontade de dialogar sobre este tema com a comunidade académica.
 
História colonial, resistência e opressão são temas que o espetáculo abrange e que serão também abordados na conversa com a artista que será realizada pelo NEAL no dia 29 de março, na Esplanada Coberta da Avenida de Berna. 
 
Fotografias de Elodie Paul