The Museum Reader: Gestão e autogestão em arte contemporânea
Conferência Internacional
Todo o dia (28 Set a 2 Out 2023)
Av. de Berna

A conferência internacional “The Museum Reader: Gestão e autogestão na arte contemporânea” tem por objetivo debater o significado da ação dos espaços independentes na sua relação com o atual contexto museológico e institucional. Antes consideradas experiências disfuncionais e marginais, as práticas de autogestão de artistas e curadores independentes adquirem um novo estatuto e compreensão nas últimas décadas, impulsionando modelos alternativos de ação institucional. Este encontro pretende analisar o significado destas iniciativas no contexto global, situando tendências e modelos de trabalho como contributos para novas formas de pensar o papel das instituições artísticas. Através de um painel nacional e internacional de diretores, artistas, curadores e programadores, procura-se apresentar diferentes experiências e casos de estudo e encontrar respostas traduzidas em práticas alternativas de entendimento dos espaços culturais, de museus e de projetos curatoriais no panorama artístico.

As apresentações dos dias 28 e 29 de setembro são abertas à participação do público, estudantes e toda a comunidade NOVA. Inscreva-se nos links em baixo.

28 de setembro, quinta-feira (FCSH – Auditório B1)

10:00 –  Boas-vindas – inscreva-se aqui

Intervenções dos representantes das instituições que integram o consórcio:

• Portugal: NOVA FCSH, Universidade do Porto e Universidade Católica Portuguesa
  • Espanha: Universidade de Santiago de Compostela
  • México: Universidad Autónoma de Yucatán, Universidad Nacional Autónoma de México, Fundación Cultural MACAY, Fabcity Yucatan
  • Cuba: Museu Nacional de Belas Artes

10:00-12:30 – Apresentações – inscreva-se aqui

• Jorge Fernández Torres (MNBA, Havana, Cuba) – Uma experiência a partir do Museo Nacional de Bellas Artes de Cuba
  • Emília Tavares (UNL) – Coleções de arte portuguesa contemporâneas, Públicas e Privadas
  • Nuno Crespo (UCP) – Under pressure: o museu e o fluxo da vida

12:30 – Almoço (cantina da NOVA FCSH)

14:30-17:00 – Apresentações – inscreva-se aqui

• Rafael Pérez y Pérez, (MACAY, Mérida, México) – La Gestión y el Museo en México
  • Sandra Vieira Jürgens (UNL) – Prácticas de autogestión en Portugal
  • Samuel Silva (UP) – Projetos educativos auto-gestionados no Porto, hoje: o que podem?

29 de setembro, sexta-feira (FCSH – Auditório B1)

10:00-13:00 – Visitas a espaços de gestão independente

• Hangar – conhecer um espaço gerido por artistas e a sua ligação à investigação e à academia

15:00 – 16:30 – Apresentações – inscreva-se aqui

• Mónica Amieva (UNAM) – Dimensiones educativas de la curaduría pedagógica desde el “Sur”
  • Miguel Leal (UP) – Espaços independentes no Porto: Cartografia de uma transformação
  • Inês Grosso (Fundação Serralves) – Além da entropia: museus e espaços independentes

17:00 – Visita à Galeria Zé dos Bois – um espaço pioneiro nos projetos artísticos independentes em Portugal.

30 setembro, sábado

10h30 – Visitas a espaços de referência no panorama artístico institucional de Lisboa

• Galeria Quadrum (EGEAC – Galerias Municipais) – conhecer um espaço histórico da cidade e a sua programação atual

15h00 – Yuri Alberto Aguilar (UNAM) – Reunião de Trabalho sobre o “Libro Habitable” e preparação do encontro final na Cidade do México (Sala B203)

1 de outubro, domingo

Visitas a espaços de referência no panorama artístico institucional de Lisboa

• 10h00 – MAAT – conhecer a programação pública e de mediação com diferentes públicos.
  • 15h00 – CCB – conhecer a programação nacional e internacional, o serviço educativo, o programa curatorial e a coleção de arte contemporânea.

2 de outubro, segunda

11h00 – Visitas a espaços de referência no panorama artístico institucional de Lisboa

• MNAC – conhecer a programação nacional e internacional, o programa curatorial e a coleção de arte contemporânea.

15h00 – Reunião dos diferentes comités do projeto (Sala C115) – A Sustentabilidade do projeto YUCUNET

As apresentações (dias 28 e 29 de setembro) são abertas à participação do público, estudantes e toda a comunidade NOVA.

O projeto YUCUNET é uma iniciativa europeia, liderada pela Universidade de Santiago de Compostela, conta com mais de 870.000 euros de subvenção e pretende proporcionar ferramentas para a criação de uma rede de ensino superior na área da Arte Contemporânea na região Yucatán-Cuba. A rede conta com parceiros de Portugal (Fundação de Serralves, Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa), Espanha (Universidade de Santiago de Compostela), Cuba (Universidad de las Artes-ISA, Universidad de La Habana, Ministerio de Cultura de Cuba) e México (Universidad Autónoma de Yucatán , Universidad Nacional Autónoma de México, Fundación Cultural MACAY, Fabcity Yucatan).