15
Mai
The Berlin and Vienna Phonogram Archives: Changing Approaches and Perspectives
Seminário
16:00 às 18:00
Universidade de Aveiro

SEMINÁRIO PERMANENTE DO GRUPO DE INVESTIGAÇÃO ETNOMUSICOLOGIA E ESTUDOS EM MÚSICA POPULAR

 

15.05.2024 | 16h00 | Departamento de Comunicação e Arte, Universidade de Aveiro | Sala 40.01.08 | Sala Zoom 

 

Entrada livre, presencial e online:

 

Sala Zoom

ID da reunião: 984 0306 7162

Senha: 262780

 

 

The Berlin and Vienna Phonogram Archives: Changing Approaches and Perspectives

 

Kendra Stepputat e Mariken Egger Universidade de Música e Artes Performativas de Graz

 

O Arquivo Fonográfico de Berlim e o Arquivo Fonográfico de Viena foram ambos fundados na transição entre o século XIX e o século XX com o objetivo de coligir e proteger músicas de todo o mundo. Agora, mais de um século depois, tanto a disciplina da musicologia comparativa – que se transformou em etnomusicologia – quanto os arquivos fonográficos enquanto instituições, mudaram drasticamente as suas abordagens e objetivos. Esta conferência parte de uma apresentação geral sobre o desenvolvimento histórico de ambos os arquivos assinalando as mudanças de abordagem até o século XXI.

 

Kendra Stepputat | Professora Associada e Diretora do Instituto de Etnomusicologia da Universidade de Música e Artes Performativas de Graz, Áustria. Os seus temas de investigação incluem artes performativas balinesas, especialmente kecak, e tango argentino na perspetiva europeia. O foco de sua pesquisa está nos aspetos coreomusicais das artes performativas. É co-editora da revista Choreomusicology WOM [new series] 9 (1,2) (2020) e  Perspectives in Motion (2021), e autora de The Kecak and Cultural Tourism on Bali/(2021), e Tango Dance and Music (2024).

 

Mariken Egger | Estudante da licenciatura em musicologia com especialização em etnomusicologia na Universidade de Música e Artes Performativas de Graz. A sua investigação centra-se no Taqwacore como expressão de hibridismo e lutas diaspóricas. Paralelamente aos estudos, completou vários estágios, nomeadamente no Phonogrammarchive Vienna, no Centro Schönberg e na Radiotelevisão Austríaca. Atualmente, trabalha como estudante assistente na sua universidade.