09
Out
2023
Slow Fashion Innovation Program
Formação
18:30 às 21:30 (9 a 13 Out 2023)
Avenida de Berna

COMO CRIAR UMA MARCA DE MODA SUSTENTÁVEL EM PORTUGAL

Queres conhecer mais sobre a indústria de moda sustentável em Portugal e ainda aprender a criar a tua própria marca? Então participa da formação oferecida pela Slow Innovation Brands, plataforma de incubação de marcas de moda sustentável fundada por Tatiana Souza, Doutora em Sociologia do Trabalho pela NOVA FCSH.

 

O impacto negativo da moda

De acordo com a UN Conference on Trade and Development (UNCTAD), a indústria da moda está em segundo lugar dentre as mais poluentes do mundo.

Para produzir um único par de jeans são necessários 7,500 litros de água. Esta quantidade é a equivalente ao consumo médio de água de uma pessoa adulta durante um período de 7 anos.

Ainda de acordo com a UNCTAD, cerca de 93 biliões de metros cúbicos de água são usados anualmente pela indústria da moda. Essa quantidade de água poderia atender às necessidades de cerca de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Para além disso, a cada lavagem de roupas microfibras de plástico misturam-se na água que vai parar aos oceanos.  Assim, cerca de meio milhão de toneladas de microfibra, equivalentes a 3 milhões de barris de petróleo, são despejadas no oceano todos os anos.

Este e outros dados alarmantes sobre o consumo de recursos naturais pela indústria da moda podem ser consultados em maior profundidade no portal de notícias das Nações Unidas.

O que fazer para tornar a moda mais sustentável?

Para tornar a indústria de moda mais sustentável é preciso investir em modelos de negócio que adotem a sustentabilidade desde o início da sua produção. A Slow Innovation Brands destaca 3 pilares da sustentabilidade sob os quais as marcas de moda sustentável devem se estabelecer.

Sustentabilidade Ambiental

Para desenvolver um modelo de negócio sustentável do ponto de vista ambiental é importante ficar atento aos materiais utilizados na produção das roupas da marca. Diferentes malhas e tecidos estão à disposição dos designers, mas é preciso verificar a composição destes materiais para saber se, de facto, são os mais sustentáveis.

Também é importante empregar um design circular e não linear, isto é, utilizar o mínimo possível de energia na fabricação dos produtos, desenhá-los de modo a evitar o desperdício, prolongar o seu ciclo de vida e facilitar a reciclagem dos materiais quando os ciclos de uso dos produtos chegarem ao fim.

É importante ainda reduzir ao máximo possível a emissão de gases e lixo por conta do embalo e do envio dos produtos aos consumidores.

Sustentabilidade Económica

Para se manterem no mercado, as marcas necessitam também de um plano financeiro consistente. É muito importante que o lucro com a venda dos seus produtos cubra os custos com a produção do mesmo. Caso contrário, a marca não irá se manter ativa por muito tempo.

As marcas sustentáveis também devem ser transparentes e informar aos consumidores sobre os números relativos à sua produção e às margens de lucro aplicadas.

Sustentabilidade Social

A maior parte do impacto da moda é sentido pelas comunidades locais dos países onde as roupas são produzidas. As marcas de fast fashion escolhem produzir onde os custos são mais reduzidos, e essa redução muitas vezes advém do pagamento de salários que não são suficientes para cobrir as necessidades básicas dos trabalhadores da indústria de moda.

As marcas de moda sustentável devem procurar produzir localmente, sempre que possível, para poderem visitar as fábricas e ateliers onde a sua coleção de roupas é produzida e acompanhar de perto a condição das costureiras e dos demais trabalhadores.

Ao produzir localmente, as marcas sustentáveis também evitam emissões de gases desnecessários por conta do transporte adicional dos produtos.

O ecossistema empreendedor de moda sustentável em Portugal

Portugal possui diversos projetos de moda sustentável. Estas iniciativas abrangem o trabalho desenvolvido por empresas, associações e indivíduos. Os programas de apoio ao empreendedorismo da Slow Innovation Brands procuram conectar o trabalho fornecido por estes profissionais com as necessidades dos designers de moda sustentável.

A terceira edição do THE SLOW FASHION INNOVATION PROGRAM em parceria com a NOVA FCSH vai ocorrer durante o próximo mês de outubro.

Com o auxílio da equipa da Slow Innovation Brands, os participantes vão desenvolver um plano de negócios e de produção sustentável para uma marca de moda sustentável. Os projetos podem estar relacionados com uma marca real desenvolvida pelos participantes ou podem ser fictícios. Os participantes terão ainda a possibilidade de formar equipas com outros participantes com o objetivo de colaborarem no mesmo projeto. 

O que está incluído nesta edição do Programa e como vai funcionar?

O Programa terá a duração de 1 mês e contará com uma semana de aulas presenciais no campus da NOVA FCSH em Lisboa, acesso à nossa plataforma online com data-base de fornecedores e 3 mentorias individuais online.

Acesso gratuito à nossa plataforma online por 3 meses

Três meses de acesso gratuito à plataforma com a base de dados de fornecedores de materiais e manufatura sustentável.

Aulas presenciais no campus da FCSH em Lisboa

Entre os dias 9 e 13 de Outubro de 2023, das 18h30 às 21h30 na Avenida de Berna (Avenida Berna 26 C, 1069-061 Lisboa, Portugal), os participantes terão aulas de Empreendedorismo, Marketing, Contabilidade, Certificações Ambientais, Finanças, Matérias-Primas Ecológicas, Design Circular e Manufatura Fair Trade.

Inserção no mercado de trabalho da moda sustentável para jovens talentos

Nesta edição do The Slow Fashion Innovation Program em parceria com a NOVA FCSH haverá uma apresentação exclusiva onde serão apresentados aos estudantes interessados as possibilidades de inserção no mercado de trabalho da moda sustentável com a divulgação de vagas de emprego e estágios na área.

Fabric Sourcing

Durante a semana de aulas presenciais na NOVA FCSH, os participantes terão acesso a amostras físicas de tecidos e malhas ecológicas de fornecedores portugueses, europeus e de outras partes do mundo que se destacam nas áreas de inovação e sustentabilidade.

Elaboração dos planos de negócio, marketing, vendas e produção

Durante o programa, os participantes irão elaborar os seus planos de negócios, marketing, vendas e produção com o auxílio da equipe da Slow Innovation Brands.

Mentorias privadas online

Após a conclusão da primeira semana do Programa com as aulas presenciais na NOVA FCSH, os alunos terão acesso a 3 mentorias online.

Modelagem e prototipagem

Os participantes terão a opção de escolher 1 modelo padrão listado na plataforma para receberem o molde e o protótipo do mesmo.

Observação: designs exclusivos dos participantes não listados na plataforma podem ter custos adicionais. O participante deverá informar o interesse nesta opção no momento da inscrição.

Extra: Encontro final para apresentação dos protótipos

Será definida uma data no mês de novembro (a ser discutida com os participantes durante a primeira semana do Programa).

O conteúdo desta edição do Programa será focado na realidade portuguesa com acesso a networking no ecossistema empreendedor do país, incluindo contactos de fornecedores portugueses de malhas orgânicas e de manufatura.

Também irão participar n programa associações de apoio à promoção da moda sustentável em Portugal e parceiros de manufatura da Slow Innovation Brands.

As aulas serão em Português com a possibilidade de tradução simultânea para o Inglês.

O valor das inscrições é de 700 Euros (incluído  23% de IVA à taxa de Portugal).

Bolsas de estudos para alunos da NOVA FCSH

Esta atividade tem o apoio do Centro de Inovação da NOVA FCSH  e, como resultado desta parceria a Slow Innovation Brands, irá conceder bolsas de estudos aos alunos e egressos da NOVA FCSH que serão assim distribuídas:

  • 3 bolsas de 100%;
  • 7 bolsas de estudo de 70% (Valor para alunos 210,35 Euros, IVA incluído);
  • 10 bolsas de estudo de 50% (Valor para alunos 350,55, IVA incluído).

Para se inscrever nas bolsas de estudo é necessário preencher o formulário de registo até 25 de setembro. O resultado será divulgado a 27 de setembro. Os selecionados terão até 31 de setembro para confirmar a sua inscrição. Após este prazo serão convocados participantes em lista de espera da comunidade externa à NOVA FCSH.

Para mais informações envie e-mail para slowfashion.innovation@gmail.com.