Abr
Seminário de Estudos Medievais: A relevância do estudo da Liturgia em contexto cisterciense
Seminário
Online

No dia 3 de abril de 2024, decorrerá a 2ª Sessão do Seminário de Estudos Medievais de 2024, em modalidade online, via Zoom.

Dedicada ao tema “A relevância do estudo da Liturgia em contexto cisterciense“, esta sessão estará a cargo de Catarina Fernandes Barreira (IEM).

Num contexto social e político obcecado pela noção de utilidade do saber e do conhecimento, perguntamos porque é que é importante e para que serve estudar liturgia medieval, através do seu principal testemunho, que é o livro litúrgico, em contexto com as respetivas bibliotecas monásticas?

Nas últimas décadas, a liturgia medieval tem emergido como um campo ou área de estudos, cujo desenvolvimento tem produzido um manancial de informações variado e atraído a atenção de um número crescente de estudiosos das mais diversas áreas, o que tem contribuído para o desenvolvimento do seu estudo, em vários níveis, e para a sua renovação metodológica.

É nesta corrente internacional que esta intervenção se integra, tentando demonstrar a importância dos estudos em torno dos livros litúrgicos e do seu potencial enquanto fonte histórica, enquanto janela para o passado. O contexto será o das bibliotecas de duas casas cistercienses portuguesas, Alcobaça e Lorvão e é nosso objetivo perceber a relação que estes livros tinham com as comunidades, com os monges e monjas que os usaram e leram, com os espaços monásticos e mesmo entre si.

Investigadora Integrada do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e, desde 2019 investigadora contratada ao abrigo da Norma Transitória, financiada por fundos nacionais através da FCT (DL 57/2016/CP1453/CT0070), Catarina Fernandes Barreira tem como domínio de especialização a História da Arte Medieval.

Os seus interesses de investigação centram-se em vários temas, nomeadamente a Liturgia Medieval; a Ordem de Cister; os Mosteiros cistercienses; as Bibliotecas; a Scriptoria; os códices (e o seu estudo material) e a circulação de manuscritos/livros.

Tem participado em vários congressos nacionais e internacionais e publica regularmente em revistas transnacionais. Tem ainda uma vasta experiência na orientação e co-orientação de teses de doutoramento e de mestrado e é Investigadora Principal (PI) dos projetos (ambos financiados pela FCT):

Entre 2015 e 2019 foi coordenadora de Grupo de Investigação do IEM Imagens, Textos e Representações, e entre 2019 e 2021, foi Subdiretora suplente do IEM, cargo que desempenha novamente desde 2023.

Link Zoom