12
Mai
Semana de África
Festival
Todo o dia (12 a 16 Mai 2025)
Avenida de Berna

Entre os dias 12 e 16 de maio de 2025, a Semana de África está de volta à esplanada da NOVA FCSH (Campus da Avenida de Berna), numa iniciativa do Núcleo de Estudos Africanos e Lusófonos — NEAL NOVA. O evento celebra as culturas africanas e afrodescendentes através da arte, do debate e do encontro, promovendo espaços de diálogo, partilha e resistência dentro da Universidade. Com o objetivo de afirmar o protagonismo de diferentes vozes e saberes no espaço académico, a Semana contará com mais de 50 convidados, oriundos das áreas da música, artes visuais, política, ativismo, diplomacia, jornalismo, investigação e mobilização comunitária.

Na música e artes visuais estarão presentes: Braima Kalissa (mestre griot do Kora); Chalo Correia (cantor e compositor); Mamaro Kapassa (cantor); Dara Haniel (cantora); Blackes (pintora) e Jubas Barreto (pintora). No ativismo e política estarão presentes: Joacine Katar Moreira (política e investigadora);  Fátima Moniz (diplomata e escritora); Ackssana Silva (ativista e socióloga); Andreia Galvão (ativista e atriz); Ivan Coimbra (ativista do colectivo Vida Justa); Luísa Semedo (ativista e líder comunitária); Cláudia Simões (cozinheira profissional, empreendedora e símbolo da resistência antirracista); Vítor Sanches (ativista e fundador da Bazofo); Vânia Andrade Puma (ativista e poeta); Olga Araújo (presidente da Associação Africandé); José Rui Rosário (ativista e representante da Kilombo – Plataforma de Intervenção Antirracista); José Falcão (ativista e um dos fundadores do SOS Racismo); Joana Forte (ativista e presidente da associação Integrar Diligente); Inussa Djaló (ativista) e Yussef (ativista). No jornalismo vão estar Victor Hugo Mendes (jornalista) e Paula Esteves (jornalista). Entre os juristas estarão André Biveti (agitador cultural e jurista) e Nexus Gomes Faria (jurista). Por fim, na área do empreendedorismo estará presente a estilista Kenya Rodrigues (criadora do Atelier Versátiil  Closet) e Ana Rita (gestora de projetos no setor financeiro).

Dos alunos da NOVA FCSH marcam presença: Guilherme Vaz (presidente da AEFCSH), Gelissa Aljofre (estudante do curso de Ciências da Comunicação), Leonora Bernardo (estudante do mestrado em Estudo da Educação), Amôs Katula (estudante do mestrado em Migrações, Inter-Etnicidade e Transnacionalismo), Remna Araújo (estudante da licenciatura em Antropologia), Ailton Indi, (estudante da licenciatura em Sociologia) e Eunice Gomes (licenciada em antropologia).

Na investigação e produção académica estarão presentes: Miguel Chaves (NOVA FCSH), Elizabeth Olegário (investigadora do CHAM), António Brito Guterres (assistente social e investigador do Dinâmia-CE/ISCTE) e Salvador Tito (UCoimbra). De entre os vários debates, destaque para a conversa dedicada à imigração, que contará com a presença de Bruno Gabriel (investigador Observare), José Leitão (ex-Alto-Comissário para as Migrações) e Vasco Malta (Chefe OIM Portugal).

Além da programação académica e artística, a Semana de África contará também com artesanato, mostras gastronómicas, exposições e momentos de convívio. A Cantina da Faculdade também terá cachupa como parte da ementa, criando um ambiente vibrante de celebração entre culturas, saberes e sabores.

Consulte o programa completo

Cartaz: Elizabeth Olegário (Investigadora do CHAM)