22
Mar
Salgueiro Maia, Jornalista
Créditos: © Marques Valentim
50 anos - 25 Abril
Todo o dia (22 Mar a 31 Mai 2024)
Avenida de Berna

Patente de 22 de março a 31 de maio de 2024 na NOVA FCSH

Entre 1971 e 1973, nas vésperas da Revolução, Salgueiro Maia comandou, na Guiné, a Companhia de Cavalaria 3420.

A exposição Salgueiro Maia, Jornalista dá conta de como o jornal de caserna “Os Progressistas”, órgão de divulgação e cultura da Companhia, equivalia a um programa de intervenção cívica, ampliado pelo pseudónimo com que Maia assinou alguns dos artigos: “O Progressista-Mor”. 

Esses textos revelam um líder norteado por motivações solidárias e altruístas, com uma prática enquadrada por valores éticos, que pensa e age como cidadão. “Vem isto a propósito da palavra cidadão, é minha intenção ao escrever estas palavras, contribuir para que ela seja vivida na plenitude, isto é, que cada um de nós seja um verdadeiro cidadão no cumprimento dos deveres e na vivência dos direitos”, diz ele, aos 28 anos, no N.º 26 dos “Progressistas”.

A exposição Salgueiro Maia, Jornalista vai estar patente na Casa de Vidro, no campus da Av. de Berna com textos do jornal “Os Progressistas”, fotografias e alguns objetos usados pelos soldados nessa época.

Esta é uma exposição da NOVA FCSH com curadoria científica do Centro de Humanidades – CHAM, em organização conjunta e parceria com o Exército, e conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Castelo de Vide, a Câmara Municipal de Santarém, a Junta de Freguesia das Avenidas Novas e a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.