RIPE PSM Public Service Media for Innovation and Sustainability
10:00 às 20:00 (16 a 18 Mai 2024)
Colégio Almada Negreiros

As tecnologias digitais têm causado grandes perturbações nos sistemas dos media, levando a mudanças significativas no poder econômico e político. A proliferação de mídia comercializada e a crescente precarização da função editorial têm minado a confiança pública nos media, exacerbando problemas como notícias falsas e desinformação. Enquanto isso, os desafios globais, como o aquecimento global e a migração em massa, exigem respostas coordenadas que o setor de mídia pública pode ajudar a facilitar, mas enfrenta obstáculos significativos, incluindo financiamento limitado e pressões políticas e comerciais.

A mídia pública enfrenta o desafio de restaurar a confiança do público e fortalecer sua função de serviço público em um ambiente de crescente desinformação e polarização. Isso requer a adaptação das práticas de mídia pública para enfrentar os desafios contemporâneos, como notícias falsas e desinformação, além de abordar a crise de confiança. Além disso, a mídia pública precisa reforçar sua capacidade de cobrir e abordar questões críticas, como mudanças climáticas e desigualdades sociais, enquanto enfrenta pressões políticas e financeiras.

Para cumprir sua missão de serviço público em um mundo digital em rápida evolução, a mídia pública precisa se concentrar na construção de confiança, na inovação e na sustentabilidade. Isso implica o desenvolvimento de práticas mais transparentes e responsáveis, além de uma comunicação eficaz com partes interessadas externas. Além disso, a mídia pública deve priorizar a cobertura de questões globais e locais urgentes, ao mesmo tempo em que resiste às pressões comerciais e políticas que minam sua independência editorial.

A conferência busca responder as seguintes questões:

• Quais são os papéis e funções do setor público de serviço na abordagem de um conjunto tão amplo e complexo de desafios?
  • Como pode o PSM mitigar e até ajudar a resolver as consequências prejudiciais do pseudo-jornalismo predatório?
  • O que pode o PSM fazer para reforçar o apoio político e popular, não apenas para os interesses auto-organizacionais, mas em busca de uma missão contemporânea genuína para ajudar a garantir o desenvolvimento e a sustentabilidade?
  • O que pode o PSM fazer para contrariar e remediar as externalidades negativas dos sistemas de mídia comerciais, estatais e clandestinos que minaram o ethos de responsabilidade social e a independência editorial?
  • Como podem as organizações nacionais de PSM competir eficazmente com os gigantes internacionais de mídia digital que recusam responsabilidades editoriais para serem um contrapeso e um antídoto potencial?
  • Como pode o PSM resistir à alarmante constelação de pressões que priorizam objetivos que nada têm a ver com servir o público e desenvolver respostas convincentes para fortalecer o apoio público e político?
  • O que pode o PSM fazer para salvaguardar a independência e restaurar a confiança na mídia?
  • Como e de que forma as organizações, gestores e trabalhadores do PSM podem apoiar e facilitar a consecução de objetivos de sustentabilidade que importam para todos em cada sociedade?

Sabe mais: https://www.icnova.fcsh.unl.pt/ripe-psm-conference-arranca-esta-semana-no-icnova/

A RIPE PSM Public Service Media for Innovation and Sustainability arranca nesta quinta-feira, dia 16/05. O evento decorre no Auditório RTP, Avenida Marechal Gomes da Costa, n.º 37 no dia 16/05 e nos dias 17/05 e 18/05 na Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide – Colégio Almada Negreiros 1099-032

Esta 12ª conferência bienal é produzida em colaboração entre três das escolas de pesquisa e educação em mídia mais influentes de Portugal, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, Universidade do Porto e Universidade de Santiago de Compostela, em parceria com o Conselho de Opinião da RTP, o prestador de serviço público nacional. RIPE é a sigla para Reinterpretações Visionárias da Empresa Pública na mídia.