Revolução e Universidade - Mário Mesquita
50 anos - 25 Abril
Todo o dia (29 Mar a 5 Abr 2024)
Online

O passado de resistência à ditadura de cinco personalidades ligadas à génese da NOVA FCSH é o foco da série de podcast “Revolução e Universidade”, com que a Faculdade assinala os 50 anos do 25 de Abril. A iniciativa, coordenada por Pedro Aires de Oliveira (IHC) e Carla Baptista (ICNOVA), conta com a participação das jornalistas Cláudia Lobo (freelancer), Maria Flor Pedroso (Antena 1) e Sofia Branco (Lusa). Ao longo de cinco episódios são entrevistados antigos alunos de cinco personalidades ligadas à NOVA FCSH: os historiadores A. H. de Oliveira Marques, Vitorino Magalhães Godinho e José Medeiros Ferreira, o filósofo e cientista político Mário Sottomayor Cardia e o jornalista Mário Mesquita.

Os episódios vão ser disponibilizados online, na conta Spotify da NOVA FCSH, todas as sextas-feiras de março, com uma periodicidade semanal.

EPISÓDIO 5 – Mário Mesquita – (disponível aqui)

Nesta conversa com António José Teixeira, Sofia Branco evoca a figura de Mário Mesquita (1950-2022). Professor do Departamento de Ciências da Comunicação nos primeiros anos da Faculdade, distinguiu-se também como jornalista, deputado à Assembleia Constituinte e da República, diretor do Diário de Notícias (1978-1986), cronista regular da imprensa portuguesa e um dos mais influentes estudiosos dos media contemporâneos. Foi também um dos membros fundadores do PS.

Programa completo e informações adicionais