
Performance “Poema Sinfónico de Ligeti para 100 Metrónomos”
No próximo dia 3 de maio, irá decorrer o evento “Poema Sinfónico de Ligeti para 100 Metrónomos”, desenvolvido no âmbito da 3ª edição da conferência internacional “NOVA Contemporary Music Meeting (NCMM)”.
Através de uma performance multissensorial, este espetáculo traduz-se numa obra a meio caminho entre uma peça musical e uma instalação. O funcionamento de cem metrónomos, em simultâneo, pretende criar uma nuvem caótica de sons que se vão dissolvendo à medida que as cordas de cada aparelho desvaneçam.
A NOVA FCSH convida toda a comunidade a participar e a trazer metrónomos que queiram conceder para este espetáculo. Para mais informações contactar ncmm@fcsh.unl.pt.
CONCERTOS
- Realização do Poema Sinfónico para 100 metrónomos.
Para esta realização, a colaboração de pessoas e instituições de norte a sul do país, através do empréstimo de metrónomos tem sido crucial. Esta será uma apresentação inovadora, tecnologicamente apoiada, a realizar no dia 3 de maio, pelas 18 horas, no Colégio Almada Negreiros, no Campus Universitário de Campolide.
A obra vai ser apresentada sob um modelo que não é o do concerto. Iremos seguir algumas das práticas do compositor que, pertencendo ao movimento Fluxus, fez algumas obras originais, entre as quais se encontra esta. Foi composta em 1962 e o objetivo é a criação de uma textura sonora a partir do ritmo assíncrono criado pelos metrónomos a funcionar a velocidades diferentes.
- O concerto de órgão de e em homenagem a Ligeti, pelo organista Cláudio de Pina.
Este concerto terá lugar na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda, no dia 4 de Maio pelas 20 horas.
As obras serão executadas no órgão histórico do século XIX construído por António Xavier Machado e Cerveira para esta igreja. As características específicas dos órgãos históricos Ibéricos, e em particular os Portugueses, exigem um conjunto de complementos para a execução de obras musicais compostas na segunda metade do século XX para órgãos com capacidades distintas.
No que diz respeito ao concerto, o organista é o Cláudio de Pina, aluno da FCSH do doutoramento em Artes Musicais, que adaptou as técnicas organíticas de modo a que, num órgão histórico como é o caso do órgão do séc XVIII da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda, seja possível tocar obras compostas para órgãos já muito mais complexos.
O programa pode ser consultado em: http://fabricadesites.fcsh.unl.pt/ncmm/concerts-and-performances/
Programa:
Harmonies (1967) — György Ligeti
Musica Ricercata I, II, VII, VIII (1951/53) György Ligeti
Quasi-Lontano (Omaggio a Ligeti)* (2023) Cláudio de Pina
Trois Bagatelles (1961) — György Ligeti
A conferência “NOVA Contemporary Music Meeting” deste ano debruça-se sobre o tema “Listening to today’s music” e assinala o centenário do compositor György Ligeti. Para mais informações relativas ao programa e às inscrições consultar a seguinte página.
O evento decorrerá no Colégio Almada Negreiros, no dia 3 de maio, quarta-feira, às 18 horas.