O projeto LexiMus e o estudo filológico-computacional dos dicionários musicais espanhóis históricos
SEMINÁRIO PERMANENTE DE ESTUDOS HISTÓRICOS E CULTURAIS EM MÚSICA
O Seminário Permanente do grupo de investigação Estudos Históricos e Culturais em Música do INET-md pretende ser um fórum onde todos os seus membros (integrados e colaboradores), bem como outros investigadores e investigadoras do meio académico, cultural e artístico, possam apresentar o seu trabalho e discutir projetos e investigações em curso.
09-12-2025 | 16h30 | NOVA FCSH, Av. de Berna, Lisboa | Torre B – Sala B307 & Online
Acesso livre, presencial e online.
Teresa Cascudo | Universidade de La Rioja
LexiMus é um projeto de investigação coordenado, financiado pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades de Espanha (PID2022-139589NB-C32), que visa sistematizar a terminologia musical fundamental através da criação de um Léxico da Música em espanhol e de uma Ontologia de Domínio para a Música. É composto por três subprojectos, sediados no Instituto Complutense de Ciências Musicais e nas universidades de La Rioja e Salamanca. Em particular, o Subprojecto 2, que constituirá o eixo desta apresentação, centra-se na digitalização e análise computacional de dicionários históricos de música em espanhol, produzidos entre os séculos XIX e XX. Fontes como o Diccionario técnico de la música de Pedrell (1894) ou o vasto e inédito Léxico de Música y Danza de Subirá nunca foram estudadas de forma sistemática com ferramentas digitais. Através de métodos filológicos e lexicográficos, potenciados pelas humanidades digitais, o SP2 permitirá analisar em larga escala como os conceitos musicais foram definidos, organizados e transmitidos. Estes dados alimentarão meta representações estruturadas sob a forma de ontologias, facilitando a interoperabilidade com sistemas baseados em IA e promovendo novas formas de tratamento e exploração do conhecimento musical.
Teresa Cascudo García-Villaraco | Professora Catedrática na Universidad de La Rioja. A sua investigação centrou-se amplamente na relação entre música e nacionalismo, bem como na crítica musical. Actualmente, é investigadora principal de um dos sub projetos do LexiMus, dedicado ao estudo do léxico musical em espanhol. Entre as suas publicações mais recentes destacam-se Remapping the Classics: Haydn, Mozart and Beethoven in Spain during the Long Nineteenth Century (Brepols, 2024, coeditado com Miguel Ángel Marín, no âmbito do Projeto MUSIN, financiado pelo Ministerio de Ciência e Inovaçäo de Espanha) e a edição crítica da ópera Padilla o El asedio de Medina (1845), publicada pela ArsHispana (2024) com o apoio do Instituto de Estudos Riojanos.