13
Jun
Na Trafaria: Um documentário nascido na NOVA FCSH
Visionamento
15:00 às 21:00 (13 Jun a 27 Jul 2024)
Trafaria

Na Trafaria é um documentário nascido na NOVA FCSH que inicia a partir de 13 de junho o seu percurso de primeiras projeções no local onde foi realizado para a comunidade da Trafaria. 

O projeto trata-se de um estudo cinematográfico de natureza teórico-prática, que propõe o mapeamento alternativo de um território, utilizando o cinema como ferramenta cartográfica. O documentário foi criado no âmbito do T-Factor, um projeto participativo cujas origens recaíam na transformação do Antigo Presídio da Trafaria no Instituto de Artes e Tecnologias da NOVA com os objetivos complementares de promoção da formação em arte e tecnologia na localidade e do desenvolvimento de oportunidades para a comunidade da Trafaria trabalhando de forma articulada com ela. 

O documentário experimental faz parte de uma iniciativa coordenada pelo professor-realizador Pedro Florêncio e contou com uma equipa constituída por estudantes do Departamento de Ciências da Comunicação – Carla Dias (doutoranda), Diogo Rodrigues (mestrando), Francisco Madureira (doutorando), João Leiria (mestre), Nicolau Lobato (mestrando) e Tomás Maia (mestrando). O filme contou com vários meses de rodagem na localidade ao longo do ano de 2023 e encontra-se actualmente a terminar a fase de pós-produção, com estreia comercial prevista para 2025.

 

 

Além da criação do documentário, a iniciativa implicou o estabelecimento de um protocolo com a Escola Básica da Trafaria que levou à realização de oficinas e aulas de cinema na disciplina de Educação Visual de duas turmas de 9.º ano ao longo do presente ano letivo.

Depois de uma primeira fase de visionamentos em contextos académicos variados, a exibição deste documentário para a comunidade local decorrerá ao longo dos meses de junho e julho, com múltiplas sessões em espaços simbólicos da Trafaria. A cada projecção seguir-se-á uma conversa entre espectadores e a equipa de realização. A comunidade da NOVA FCSH é convidada a assistir a estas sessões assim como qualquer interessado/a neste projeto de professores, investigadores e estudantes da Faculdade.

Datas confirmadas de exibições:

  • 13 de junho, às 15h00 – Escola Básica da Trafaria
  • 21 de junho, às 21h00 – Bairro do Segundo Torrão (espaço a definir)
  • 29 de junho, às 21h00 – Associação de Moradores da Cova do Vapor
  • 6 de julho, às 21h00 – Antigo Presídio da Trafaria
  • 19 de julho, às 21h00 – Junta de Freguesia da Trafaria
  • 27 de julho, às 21h00 – Recreios Desportivos da Trafaria Casino

O trailer do documentário pode ser visto aqui: