14
Out
Mês da Ciência Aberta NOVA FCSH: Workshop "7 passos para publicar em Acesso Aberto"
Jornadas
11:00 às 12:00
Plataforma Colibri / ZOOM

Formadora: Cátia Teles e Marques, Divisão de Apoio à Investigação, NOVA FCSH 

Público-alvo: Investigadores(as) e docentes da Universidade NOVA de Lisboa

Escolher bem o meio de publicação dos resultados da investigação é um factor determinante para o impacte e disseminação do trabalho desenvolvido. O número de revistas e editoras cresceu significativamente nas últimas décadas e o acesso aberto (AA) aos resultados da investigação financiada tornou-se uma prática mandatória nas políticas da FCT e da Comissão Europeia. Por isso, a escolha do meio certo de publicação pode ser um desafio.

Este workshop irá cobrir sete tópicos essenciais a ter em conta neste processo de decisão: os requisitos do financiamento; as diferentes vias para o AA; as políticas de copyright de editoras e revistas; a estratégia de retenção de direitos de autor; a identificação de meios de publicação em AA com qualidade e/ou indexados; a prática de edição predatória; e os “pormenores” a não esquecer.

Recomenda-se dispor da ligação VPN institucional para acesso às bases de dados da Scopus e Web of Science durante o workshop.

Limite de participantes por sessão: 30

Inscrição:  https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tZAudOCqpj8iHd1jNi39L6PXpDtpcY82wOmg

Organização: Grupo de Trabalho Ciência Aberta NOVA FCSH

 

 

Cátia Teles e Marques. (PhD, 2013) Trabalha nas áreas da edição científica e do acesso aberto. Foi no período em que exerceu funções de Coordenadora Editorial do CHAM – Centro de Humanidades (NOVA FCSH-UAc) (2014-2019) que se interessou e aderiu ao movimento do acesso aberto. Desde 2019, trabalha em Gestão de Políticas de Publicação na Divisão de Apoio à Investigação na NOVA FCSH e colabora na promoção e implementação das Políticas de Ciência Aberta. É também membro de grupos de trabalho institucionais e nacionais nesta área.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer