Out
2021
Mês da Ciência Aberta NOVA FCSH: Webinar “Qualidade editorial e visibilidade das revistas: a experiência da Latindex”
Jornadas
Plataforma Colibri / ZOOM

Oradoras: Paula Meireles, Paula Seguro de Carvalho, FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Público-alvo: Equipas das revistas editadas na Universidade NOVA de Lisboa

O objetivo da apresentação é mostrar como é que a Latindex contribui para a disseminação das revistas científicas portuguesas e como é que a metodologia Latindex ajuda a estabelecer padrões de qualidade elevados na edição destas revistas. Esta metodologia sofreu uma atualização devido à necessidade de se adaptar aos novos processos de comunicação científica, nomeadamente o crescimento das revistas em linha. Percorrendo algumas das 38 características demonstraremos que esta nova política pretende impulsionar a profissionalização das equipas editoriais, promovendo a construção de revistas digitais capazes de gerar serviços que atendam às necessidades dos utilizadores, facilitando a interoperabilidade e melhorando a sua visibilidade, acessibilidade e alinhamento com as políticas de ciência aberta.

Inscrição: https://videoconf-colibri.zoom.us/meeting/register/tZYtceGhqTwtHN34jix4aMXL88nHlvdHuYGH

Organização: Grupo de Trabalho Ciência Aberta NOVA FCSH

Paula Meireles. Mestre em Ciências da Informação e da Documentação – Arquivo, pela NOVA FCSH (2009), licenciada em Ciências da Comunicação (1994). Coordenadora do Grupo de Gestão Documental e Arquivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tendo participado na criação do Arquivo de Ciência e Tecnologia (2011). Na FCT integra a coordenação geral do Projeto SciELO Portugal e do projeto Latindex. É Vice-presidente da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) para o triénio 2021-2023. Assumiu a coordenação técnica de diversos projetos de tratamento, organização e disponibilização de acervos documentais, enquanto investigadora do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH (2003-2020). Organiza e participa em encontros de divulgação científica na área do património documental, nomeadamente arquivos de ciência, arquivos da administração pública e curadoria digital. Publicou em coautoria artigos de divulgação do Arquivo de Ciência e Tecnologia em revistas nacionais e internacionais.

Paula Seguro de Carvalho.  Licenciada em História, variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1997), curso de Especialização em Ciências Documentais na opção de Documentação e Biblioteca, também pela FLUL (2002) e pós-graduação em Gestão Cultural pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2011). Bibliotecária no Grupo de Gestão Documental e Arquivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia desde abril de 2021. Na FCT colabora no Projeto SciELO Portugal e Latindex. Participou no projeto de organização e implementação da Biblioteca do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desempenhou funções na Biblioteca Municipal de Montijo e, em setembro de 2010, na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) do Instituto Politécnico de Lisboa. Em outubro de 2016 assumiu a gestão do Gabinete de Apoio à Investigação da ESTeSL. Desde 2015 que faz parte da direção da Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde.