22
Out
Livro "'Grandiosos Batuques'. Tensões, arranjos e experiências coloniais em Moçambique (1890-1940)"
Apresentação
16:00 às 17:30
Canal YouTube do IHC

Quinta obra a ser lançada pela Imprensa de História Contemporânea, o selo editorial do Instituto de História Contemporânea.

Da autoria de Matheus Serva Pereira, o livro será apresentado por Omar Ribeiro Thomaz e Lucilene Reginaldo (Unicamp), Marílio Wane (INET-md — NOVA FCSH) e Paulo Jorge Fernandes (IHC — NOVA FCSH, editor).

Sessão virtual, no canal YouTube do IHC.

 

Sobre o livro:
O “batuque” possui uma história múltipla. O termo foi empregado para designar diferentes práticas musicais e tipos de performance produzidos por africanos ou afrodescendentes. Este livro investiga as formas como os “batuques” foram praticados e resignificados pelo colonialismo português em Lourenço Marques (atual Maputo) e no sul de Moçambique durante o período de 1890-1940.
As categorias criadas e implementadas pela ação colonial portuguesa não foram capazes de conter a multiplicidade das experiências e das práticas das populações africanas. Por meio de ferramentas teórico-metodológicas da História Social da Cultura, da história “vista de baixo” e da microhistória, os “batuques” são aqui configurados como objeto de investigação e janela privilegiada para analisar resistências, tensões e arranjos cotidianos daqueles que foram subalternizados pelo poder colonizador português na região..

 

Sobre o autor:
Matheus Serva Pereira (Rio de Janeiro, 1985) é investigador no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade de Lisboa. Doutor em História Social da África pela Universidade Estadual de Campinas, realiza pesquisas nas áreas da História Social, História da África e História de Moçambique no século XX.

 

 

 

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer