
Lançamento do novo Diretório de Recursos Digitais do Conhecimento – INDEXAR
O INDEXAR – Diretório de Recursos Digitais do Conhecimento, é uma plataforma que visa gerir informação sobre os repositórios e revistas científicas digitais nas áreas da ciência, tecnologia e cultura. A plataforma foi criada no âmbito de uma medida Simplex+ cuja execução foi liderada pela Unidade para Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCCN) e contou com a colaboração da DGLAB e Universidade Nova de Lisboa, através da Divisão de Bibliotecas e Documentação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
O lançamento oficial ocorrerá no dia 26 de julho, na Universidade do Minho, em Braga, integrado no programa da sessão “Ciência Aberta, Repositórios e Biblioteca On-line”, parte integrante do ciclo de conferências científicas que tem percorrido o país dedicado às comemorações dos 25 anos da FCT. O evento é presencial e de participação livre, mas requer inscrição prévia. O evento será também transmitido online e o programa já está disponível.
O INDEXAR é um Diretório de repositórios e revistas digitais na área da ciência, tecnologia e cultura. A plataforma visa ser uma fonte autoritativa de informação sobre repositórios e revistas nacionais e assegurar, de forma tão interoperável quanto possível, a presença destes em diretórios internacionais. A informação sobre estes recursos inclui, entre outras informações relevantes, a respetiva elegibilidade para o cumprimento de legislação (ex: Depósito legal DL 115/2013) ou de políticas/regulamentos (políticas de ciência aberta da FCT).
Através do INDEXAR pode aceder-se a informação sobre repositórios ou revistas por área de atuação, por tipologia, por tecnologia utilizada, por assunto, por tipos de conteúdo ou por serviços disponíveis. É ainda possível consultar dados estatísticos sobre cada um dos repositórios ou sobre todo o diretório. Toda a informação é disponibilizada de forma estruturada através da interface Web do INDEXAR ou através de uma API REST que disponibiliza métodos para uma completa exposição de toda da informação disponibilizada.