Out
2023
Integração de Imigrantes: é possível medi-la? O que os indicadores de integração de imigrantes ajudam a compreender
Conferência
Av.de Berna

Conferência de abertura do Ano letivo do Mestrado em Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo. Será proferida por Catarina Reis de Oliveira, Diretora Científica do Observatório das Migrações (OM).

Data e local: 26 de outubro, 18h | FCSH, Sala C004

Nota biográfica

Catarina Reis de Oliveira é desde 2016 a diretora científica do Observatório das Migrações (OM) e desde 2005 a coordenação executiva deste Observatório. É Professora Auxiliar Convidada do ISCSP da Universidade de Lisboa, e também docente convidada na NOVA FCSH. Entre 2005 e 2016 foi a Coordenadora do Gabinete de Estudos e Relações Internacionais do Alto Comissariado para as Migrações (antes ACIDI e ACIME) e entre 2001 e 2005 foi docente da licenciatura de Sociologia e da Pós-Graduação em Migrações, Minorias Étnicas e Transnacionalismo.

É doutorada em Sociologia pelo ISCTE, mestre em Estatística e Gestão de Informação do ISEGI da UNL, licenciada em Sociologia pela FCSH/UNL e tem estudos pós-graduados da Universidade de Amesterdão, onde foi investigadora visitante do IMES (Institute for Migration and Ethnic Studies). Em 2000 recebeu o prémio de investigação da Fundação Calouste Gulbenkian na área científica Multiculturalismo e etnicidade na sociedade contemporânea e foi-lhe concedida a Bolsa de Mérito da Universidade Nova de Lisboa.  Em 2022 foi distinguida com uma menção honrosa na 6.ª Edição do Prémio António Dornelas, o único trabalho na área das migrações entre os premiados.

Trabalha na sistematização e análise de informação estatística e administrativa acerca dos estrangeiros residentes em Portugal desde 2006, tendo em 2014 lançado a Coleção Imigração em Números do Observatório das Migrações, que coordena cientificamente e é autora. Em 2018 e 2019 integrou o Grupo de Trabalho Censos 2021 – Questões “Étnico-Raciais”, criado através do Despacho n.º 7363/2018  com o objetivo de produzir recomendações  no âmbito da recolha de dados sobre a composição étnico-racial da população em Portugal.  Entre abril de 2019 e novembro de 2020 foi membro suplente do Conselho Superior de Estatística em representação da Presidência do Conselho de Ministros.

Tem vindo a publicar extensamente acerca da integração dos imigrantes, nomeadamente acerca dos contributos da imigração para Portugal, sendo autora de vários capítulos de livros nacionais e internacionais, de artigos em Revistas Científicas e de livros. É a coordenadora editorial das várias linhas editoriais do Observatório, nomeadamente Coleção de EstudosColeção de TesesColeção Comunidades e Revista Migrações. Tem também coordenado e participado em inúmeros projetos internacionais de investigação comparada na vertente da integração dos imigrantes.