16
Mai
I Congresso Feminista e da Educação, cem anos depois. Mulheres, Direitos e Cidadania na Construção das Sociedades Democráticas
Congresso internacional
09:00 às 19:00 (16 a 17 Mai 2024)
Colégio Almada Negreiros

Ao longo dos últimos 150 anos, foram muitos os caminhos percorridos e as conquistas alcançadas pelos movimentos feministas, graças à constante pressão exercida sobre os poderes instituídos para que reconhecessem e consagrassem na lei os direitos das mulheres em igualdade e paridade com os direitos dos homens. Mas esta caminhada não foi linear, sofreu avanços e recuos, não esteve ou está isenta de abrolhos, nem chegou ao fim. Há ainda muito a fazer, a reivindicar e a conquistar. 

Com este Seminário pretende-se criar um espaço aberto à reflexão e ao debate de estudos multidisciplinares que se enquadrem nas áreas temáticas dos direitos e da participação pública das mulheres em todas as dimensões da vida em sociedade, no passado e no presente. Estimulando a renovação historiográfica sobre a história das mulheres e do género, mas procurando uma abordagem colaborativa, interdisciplinar e internacional, trata-se de revisitar o I Congresso Feminista e da Educação e fazer um balanço dos percursos, conquistas e contributos dos movimentos sociais e feministas para a construção da cidadania nas sociedades democráticas. 

O Seminário Internacional I Congresso Feminista e da Educação, cem anos depois realizar-se-á nos dias 16 e 17 maio de 2024 e terá lugar na NOVA FCSH, Campus Campolide, Colégio Almada NegreirosLisboa. Convidamos todos/as os/as investigadores/as e demais a submeterem comunicações em torno das temáticas apresentadas.

Calendarização

Submissão de propostas: 10 de março de 2024

Notificação de aceitação de propostas: 30 de março de 2024

Divulgação do programa:15 de abril de 2024

Prazo para inscrições: até 10 de maio de 2024

Iniciativa promovida pela Rede Resistência no Feminino – HTC – História, Territórios e Comunidades – CFE NOVA FCSH, em parceria com a Fundação Mário Soares e Maria Barroso.

 

Para mais informações consulte o site: https://resistencianofeminino.fcsh.unl.pt