11
Nov
Mostra Bibliográfica: 200 anos do nascimento de Fiódor Dostoiévski
Bibliotecas NOVA FCSH
Todo o dia (11 Nov a 31 Dez 2021)
NOVA FCSH, Av. de Berna Átrio Torre B

Fiódor Dostoiévski (1821-1881) é considerado um dos maiores romancistas de sempre. Nascido em Moscovo, a 11 de novembro de 1821, é reconhecido pelo contributo que deu à Literatura, mas também à Filosofia, à Psicologia e à Teologia.

Apesar da sua formação académica ter sido consolidada na Academia Militar de Engenharia de São Petersburgo, Dostoiévski trabalhou sempre como editor e escritor de romances, novelas, contos, memórias, textos jornalísticos e escritos críticos. Nas suas principais obras literárias abordou, entre outros temas, o significado do sofrimento e da culpa, o livre-arbítrio, o cristianismo, o racionalismo, o niilismo, a pobreza, a violência e o suicídio.

O seu percurso e as suas convicções políticas levaram-no à condenação à morte por participar no Círculo Petrashevski e por conspirar contra o czar Nicolau I. A pena acabou por ser comutada para trabalhos forçados na Sibéria e o período de degredo influenciou para sempre a sua escrita. Acabou, mais tarde, por ser amnistiado, tendo depois prosseguido uma produtiva atividade literária até 9 de fevereiro de 1881, dia em que faleceu, em São Petersburgo, vítima de epilepsia.

No dia em que se celebram os 200 anos do seu nascimento, a Divisão de Bibliotecas e Documentação da NOVA FCSH comemora a vida e obra do grande escritor russo com uma mostra bibliográfica que dá destaque a alguma da bibliografia existente nas bibliotecas da faculdade de e sobre este autor.

Esta exposição estará disponível no átrio da Torre B até ao final do ano de 2021.

 

CATÁLOGO DA MOSTRA BIBLIOGRÁFICA

  • Bibliotecas

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer