Out
Exposição "O Sopro da Cinza" de António Faria
10:00 às 20:00 (25 Out a 31 Dez 2022)
Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

“Sopro da Cinza”, uma exposição do artista e designer António Faria, pensada e montada especificamente para a Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa, estará patente até ao final do ano de 2022.

A exposição, com curadoria de Emília Ferreira e João Albuquerque Carreiras, reflete sobre a Natureza e a sua enfermidade e é composta por doze obras multimédia, entre elas um desenho contínuo da altura do edifício da Reitoria de 20 metros.

João Albuquerque Carreiras destaca que, nestas obras, o artista explora a ideia de que por entre o sopro das cinzas, persiste um sopro de vida “porque contra a expectativa dos elementos, mesmo num campo de cinza há sementes a germinar, sementes que só ganham vida pelo fogo. Como se criadas para regenerar, para ressuscitar paisagens”.

As obras, realizadas em guache, carvão e pastel seco sobre papel, marcam o segundo momento resultante da parceria entre a Universidade NOVA de Lisboa e o Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC).

Designer gráfico, artista plástico e professor, António Faria nasceu em Lisboa, em 1966. Da sua infância, recorda-se sobretudo das paisagens verdes de Sintra, sendo a Natureza um tema recorrente no seu desenho.

“Somos cinza. Seremos cinza esperando o som dos pássaros, o sopro da cinza que nos regenere e ressuscite”