26
Jun
“Em que mundo vivemos?” Isabel da Nóbrega – 100 anos
Colóquio
09:00 às 18:00 (26 a 27 Jun 2025)
NOVA FCSH e Fundação Calouste Gulbenkian

Em 2025 assinala-se o centenário do nascimento de Isabel da Nóbrega (1925–2021), uma das mais importantes escritoras portuguesas do século XX.

Para celebrar a sua vida e obra, terá lugar um amplo programa de comemorações, entre as quais se destaca o colóquio “Em que mundo vivemos?” Isabel da Nóbrega – 100 anos, a realizar-se nos dias 2627 de junho, na Fundação Calouste Gulbenkian e na NOVA FCSH. O encontro reúne especialistas da sua obra, familiares e amigos para, em conjunto, homenagear a mulher comunicativa, relacional e socialmente interventiva, bem como a escritora vanguardista e de reconhecida qualidade literária.

Uma homenagem organizada no âmbito do projeto de investigação Escritoras de língua portuguesa no tempo da Ditadura Militar e do Estado Novo em Portugal, África, Ásia e países de emigração, uma parceria entre o Instituto de Estudos de Literatura e Tradução – IELT, o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – ICS.NOVA/Faces de Eva e o CRILUS/Études Romanes, da Université Paris Nanterre.

Mais informações sobre o evento podem ser encontradas aqui e o programa já se encontra disponível para consulta.