22
Out
Doclisboa 2025: Conversa com Ramiro Sonzini
Encontro
14:00 às 17:00
Auditório A2, Torre A, Avenida de Berna

A NOVA FCSH, em colaboração com o Doclisboa, acolhe o crítico e realizador argentino Ramiro Sonzini, fundador da revista online La Vida Útil e coautor do filme La noche está marchándose ya (The Night Is Fading Away), apresentado em competição internacional nesta edição do festival.

Partindo da sua experiência como crítico e cineasta, Sonzini partilhará a sua visão sobre o futuro do cinema e da crítica, refletindo sobre a função “útil” da escrita crítica e sobre o modo como esta se articula com a criação cinematográfica contemporânea.

O diálogo contará com a participação de Pedro Florêncio (realizador, docente e investigador na NOVA FCSH) e Luís Mendonça (crítico de cinema, fundador da revista À Pala de Walsh, realizador, docente e investigador na NOVA FCSH). Ambos têm vindo a dinamizar o projeto Universidade Zero, dedicado à reflexão sobre cinema e pedagogia, que serve aqui de pano de fundo à conversa.

Esta sessão pretende, assim, cruzar trajetórias críticas e criativas, interrogar o papel da academia no debate cinematográfico contemporâneo e pensar em conjunto as formas de transmissão, crítica e invenção que moldam o cinema por vir.

Mais informações sobre a parceria com o Doclisboa 2025 podem ser consultadas aqui.

Nota biográfica do convidado:
Nascido em Córdoba, Argentina, em 1989, Ramiro Sonzini é fundador da revista La Vida Útil e da Semana Mundial da Cinefilia. Montador de formação, co-realizou em 2021 o curta-metragem Mi última aventura e, em 2025, concluiu a sua primeira longa-metragem, La noche está marchándose ya, também em co-realização com Ezequiel Salinas, estreada no Doclisboa.