Curso de Crítica de Cinema
15:00 às 18:00 (21 Jan a 11 Fev 2023)
NOVA FCSH – Torre B, Auditório B2

O presente curso propõe um espaço de reflexão estética, ética e política sobre a prática crítica no cinema, abrangendo a história da crítica de cinema, desde as suas principais modalidades do séc. XX até às tendências e meios de publicação na atualidade. Partindo do princípio de que a prática da crítica de cinema exige um espectador ativo, cuja tarefa é, como sugeriu Serge Daney, devolver às imagens que recebemos a nossa reflexão sobre elas, o presente curso introduz os alunos a um conjunto de instrumentos de análise fílmica e de ferramentas de escrita e argumentação e promove o contacto com os elementos básicos da gramática do cinema, com o objetivo de alargar as suas competências e desenvolver o seu sentido crítico.

O curso destina-se aos alunos dos Mestrados em Estética e Estudos Artísticos e Ciências da Comunicação, mas está aberto a todos os alunos da NOVA FCSH do 1.º ao 3.º ciclo.

Inscrições gratuitas (máximo 30 alunos) para o e-mail ferreirarodriguescatia@gmail.com.

Org. Cátia Rodrigues & Paolo Stellino.

NOVA FCSH (Av. de Berna 26 C) – sala B302 (Torre B) | 15:00 – 18:00

21 de janeiro de 2023 | Daniel Ribas (Professor, curador e crítico de cinema)

28 de janeiro de 2023 | Luís Mendonça (Professor e fundador do site À pala de Walsh)

4 de fevereiro de 2023 | Teresa Vieira (Diretora artística do BEAST IFF. Crítica de cinema e jornalista cultural)

11 de fevereiro 2023 | Raquel Schefer (Professora, realizadora e programadora)

Bios

Daniel Ribas

Daniel Ribas é investigador, curador e crítico de cinema. É Professor Assistente na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde coordena a licenciatura e o mestrado em Cinema. É também vice-director do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes. Foi programador de cinema em vários contextos e organizações, nomeadamente no Porto/Post/Doc IFF – no qual foi membro da direção artística de 2016 a 2018 – e do Curtas Vila do Conde IFF. Tem doutoramento em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro e do Minho. Escreve sobre cinema português, contemporâneo e experimental. As suas mais recentes publicações são Um Novo Olhar Sobre o Cinema Português do Século Vinte e Um (2020, Curtas-Metragens CRL; coeditado com Paulo Cunha) e Uma Dramaturgia da Violência: Os Filmes de João Canijo (2019, Imprensa de História Contemporânea). É contribuidor regular do jornal O Público.

Luís Mendonça

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) e tem mestrado na mesma área e pela mesma faculdade, na especialidade de Cinema e Televisão. Leciona cadeiras na área do cinema e da fotografia na NOVA FCSH e no Instituto Português de Fotografia. Escreveu livros, artigos e organizou ou participou em inúmeros colóquios sobre cinema, fotografia e filosofia da imagem. Organizou ciclos de cinema, nomeadamente como programador da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema. Realizou vídeos e ensaios audiovisuais.

Raquel Schefer

Investigadora, realizadora, programadora e professora associada na Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris), Raquel Schefer é doutorada em Estudos Cinematográficos pela mesma instituição — com uma tese dedicada ao cinema revolucionário moçambicano — e mestre em Cinema Documental pela Universidad del Cine (Argentina). É autora do livro El Autorretrato en el Documental (Ediciones Universidad del Cine, 2008). Foi professora em diferentes universidades em França, em Espanha, na Argentina e no México e investigadora convidada na UCLA. Foi bolseira de pós-doutoramento da FCT. É coeditora da revista de teoria e história do cinema La Furia Umana.

Teresa Vieira

Teresa Vieira é diretora artística do BEAST IFF. Crítica de cinema e jornalista cultural na Antena 3 (com a rubrica Espectros e o programa Domínio Público), no Cineuropa e no À Pala de Walsh (crónica mensal “Nos Confins do Cinema”). Board Member da Associação PLUS East, colabora como programadora para diversos festivais de cinema portugueses.