26
Jan
2023
Conferência: The Performance of Medieval Monophony (12th-16th centuries)
Conferência Internacional
12:00 às 14:00 (26 a 27 Jan 2023)
Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide)

Este encontro interdisciplinar visa colocar a monodia no centro de uma discussão que reúne musicólogos, liturgistas, historiadores, historiadores de arte e especialistas em literatura. Ao longo de períodos da Idade Média, e escrita musical, as representações visuais e os relatos escritos de cantores aumentaram continuamente. Em particular, o fim da Idade Média proporcionou uma grande variedade de textos relativos a “boas práticas” e a formas corretas de canto, coincidindo com a introdução dos novos media e com o aumento da circulação de textos e imagens impressas.

Esta conferência focar-se-á mais propriamente em descrições e/ou representações técnicas, pedagógicas, poéticas e literárias da prática e performance da canção para uma só voz.  A maioria das contribuições será publicada no volume 7 da Textus & Musica.

Para participação online na conferência, os interessados devem contactar a organizadora Kristin Hoefner através de khoefener@fcsh.unl.pt.

Programa

26 de Janeiro

12h30 – 13h00: Chegada

13h00: Receção 

13h15 – 14h45: Sessão 1

  • “Bodies, Music, and Text in Aquitanian versus”, Eva Moreda Rodríguez (University of Glasgow) 
  • “From Icons to Narratives and From Musical Manuscripts to Treatises: Aspects of Performance Practice and Training of the Medieval Chanter and Chantress in Byzantium”, Evangelia Spyrakou (University of Macedonia)
  • “Performance of the teretismata and kratemata in Byzantine Chant Tradition”, Vassileios Varelas (Uppsala University)

14h45 – 15h15: Coffee Break

15h15 – 16h45: Sessão 2

  • Déceler et analyser une situation de chant dans l’iconographie médiévale (XIe-XVe siècles)”,Valérie Nunes-Le Page (Sorbonne Université)
  •  “Dominican Sisters Together in Prayer: Reading and Singing in the Portuguese Observant Reform Literature”, Gilberto Coralejo Moitero (Instituto Politécnico de Leiria) 
  • Senhoras que cantan y no cantan caresciendo de la theorica y pratica’: Musical Theory and Liturgical Practice in the Monastery of Lorvão”, Mercedes Pérez Vidal (Universidad Autónoma de Madrid)

16h45 – 17h00: Pausa

17h00 – 18h00: Sessão 3

  • “Self-Description and Self-Quotation in Some Later Trouvère Songs”, Nicholas Bleisch (Katholieke Universiteit Leuven) 
  • “’I did it my way’: Issues in the Performance of Medieval Melodies”, Manuel Pedro Ferreira (University Nova Lisbon)

19h30: Jantar 


27 de Janeiro

9h30-10h30: Sessão 4

  • “The Sound of Early Modern Leuven: Confraternities and the Demarcation of Urban Space”, Henry Drummond (Katholieke Universiteit Leuven)
  • “Is a Synagogue Chant from the 18th and 19th Centuries Really an Example of 12th-Century Monody?”, Daniel S. Katz (University of Cologne) 

10h30-11h00: Coffee Break

11h00-12h30: Sessão 5 

  • “About the Method of Reconstruction of the Liturgical Recitative (On the Example of the Latin Manuscript Epistolary from the Russian State Library in Moscow)”, Julia Moskva (Moscow Tchaikovsky Conservatory
  • “Foray into Unknown Performance Practices: Rubrics in Byzantine Manuscripts (12th-15th c.) Describing the Chanting of Psalms”, Nina-Maria Wanek (University of Vienna)
  • Les chants de la ‘Psalmodia Christiana’ (1583) de Bernardino de Sahagún: Vers une reconstruction de leur interprétation musicale”, Julieta Gonzalez-Springer (University of Wrocław) 

12h30-13h00: Discussão Final