
Conferência: The Performance of Medieval Monophony (12th-16th centuries)
Este encontro interdisciplinar visa colocar a monodia no centro de uma discussão que reúne musicólogos, liturgistas, historiadores, historiadores de arte e especialistas em literatura. Ao longo de períodos da Idade Média, e escrita musical, as representações visuais e os relatos escritos de cantores aumentaram continuamente. Em particular, o fim da Idade Média proporcionou uma grande variedade de textos relativos a “boas práticas” e a formas corretas de canto, coincidindo com a introdução dos novos media e com o aumento da circulação de textos e imagens impressas.
Esta conferência focar-se-á mais propriamente em descrições e/ou representações técnicas, pedagógicas, poéticas e literárias da prática e performance da canção para uma só voz. A maioria das contribuições será publicada no volume 7 da Textus & Musica.
Para participação online na conferência, os interessados devem contactar a organizadora Kristin Hoefner através de khoefener@fcsh.unl.pt.
Programa
26 de Janeiro
12h30 – 13h00: Chegada
13h00: Receção
13h15 – 14h45: Sessão 1
- “Bodies, Music, and Text in Aquitanian versus”, Eva Moreda Rodríguez (University of Glasgow)
- “From Icons to Narratives and From Musical Manuscripts to Treatises: Aspects of Performance Practice and Training of the Medieval Chanter and Chantress in Byzantium”, Evangelia Spyrakou (University of Macedonia)
- “Performance of the teretismata and kratemata in Byzantine Chant Tradition”, Vassileios Varelas (Uppsala University)
14h45 – 15h15: Coffee Break
15h15 – 16h45: Sessão 2
- “Déceler et analyser une situation de chant dans l’iconographie médiévale (XIe-XVe siècles)”,Valérie Nunes-Le Page (Sorbonne Université)
- “Dominican Sisters Together in Prayer: Reading and Singing in the Portuguese Observant Reform Literature”, Gilberto Coralejo Moitero (Instituto Politécnico de Leiria)
- “Senhoras que cantan y no cantan caresciendo de la theorica y pratica’: Musical Theory and Liturgical Practice in the Monastery of Lorvão”, Mercedes Pérez Vidal (Universidad Autónoma de Madrid)
16h45 – 17h00: Pausa
17h00 – 18h00: Sessão 3
- “Self-Description and Self-Quotation in Some Later Trouvère Songs”, Nicholas Bleisch (Katholieke Universiteit Leuven)
- “’I did it my way’: Issues in the Performance of Medieval Melodies”, Manuel Pedro Ferreira (University Nova Lisbon)
19h30: Jantar
27 de Janeiro
9h30-10h30: Sessão 4
- “The Sound of Early Modern Leuven: Confraternities and the Demarcation of Urban Space”, Henry Drummond (Katholieke Universiteit Leuven)
- “Is a Synagogue Chant from the 18th and 19th Centuries Really an Example of 12th-Century Monody?”, Daniel S. Katz (University of Cologne)
10h30-11h00: Coffee Break
11h00-12h30: Sessão 5
- “About the Method of Reconstruction of the Liturgical Recitative (On the Example of the Latin Manuscript Epistolary from the Russian State Library in Moscow)”, Julia Moskva (Moscow Tchaikovsky Conservatory
- “Foray into Unknown Performance Practices: Rubrics in Byzantine Manuscripts (12th-15th c.) Describing the Chanting of Psalms”, Nina-Maria Wanek (University of Vienna)
- “Les chants de la ‘Psalmodia Christiana’ (1583) de Bernardino de Sahagún: Vers une reconstruction de leur interprétation musicale”, Julieta Gonzalez-Springer (University of Wrocław)
12h30-13h00: Discussão Final